Leia também:
X Colegas da TV Globo detonam apresentador: “Grosso e folgado”

CNN: ‘Na Bandeira do Brasil está escrito independência ou morte’

Gafe foi cometida ao vivo pela analista política Basília Rodrigues, que criticava o presidente Jair Bolsonaro

Gabriel Mansur - 09/09/2022 08h09 | atualizado em 13/09/2022 12h40

Analista política da CNN comete gafe Foto: Reprodução/Youtube

Uma jornalista da CNN Brasil afirmou, durante o telejornal CNN Novo Dia, na manhã desta quinta-feira (8), que na bandeira do Brasil está escrito a frase “Independência ou Morte”. A responsável pela gafe foi a analista política Basília Rodrigues, que confundiu a declaração de Independência de Portugal proferida pelo então imperador dom Pedro I, às margens do Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, com a frase verdadeira que consta no símbolo nacional, “Ordem e Progresso”.

A gafe foi cometida ao vivo, o que levou a emissora a emitir uma errata ao fim da programação. A comunicadora errou enquanto apontava as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao discursar nas manifestações do 7 de Setembro.

– O presidente estreou um capítulo novo na campanha à presidência da República, o da hipersexualização, falando de aspectos sexuais em seu discurso da Independência (…). O que chama a atenção é que o presidente, a exemplo de todos nós, sabe que na Bandeira Brasileira está escrito independência ou morte, e não impotência é morte – expôs Basília.

Assista ao vídeo:

Internautas perceberam o erro e rapidamente o vídeo repercutiu nas redes sociais, especialmente no Twitter. Um dos nomes a comentar o ocorrido foi o jornalista e comentarista Milton Neves. De forma irônica, o comunicador esportivo questionou o teor da declaração.

– Independência ou morte? — escreveu.

“Ordem e Progresso”, descrito em letras verdes e inserido em uma faixa branca, é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

Na bandeira, “Ordem” significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional. O “Progresso” significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.

CNN EMITE ERRATA
Após a falha, a CNN Brasil se pronunciou e emitiu um texto de errata.

– Erramos: frase na Bandeira do Brasil é “Ordem e Progresso” – resumiu.

Leia também1 Lula sobre 7 de setembro de Bolsonaro: "Parecia reunião da Ku Klux Klan"
2 Bolsonaro ironiza a Folha após ataque: "Estou nos 30%"
3 Candidato do PCB: "Preferiria ver a rainha morta sob a guilhotina"
4 PT distribui 1 milhão de folhetos para evangélicos
5 Modalmais/Futura: Bolsonaro abre seis pontos sobre Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.