Leia também:
X Larissa Manoela doa vira-lata que adotou e Luisa Mell critica

Cade abre nova investigação contra a Globo por prática ilegal

Novo inquérito administrativo apura supostos indícios de condutas anticompetitivas da empresa

Paulo Moura - 03/12/2020 11h34 | atualizado em 03/12/2020 11h40

Globo sofreu nova ação do Cade, a segunda em apenas três meses Foto: Reprodução

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou na quarta-feira (2) um novo inquérito administrativo para apurar supostos indícios de condutas anticompetitivas por parte do Grupo Globo em contratos firmados com agências de publicidade. A ação é a segunda tomada pelo Cade contra a Globo em apenas três meses.

Segundo o órgão, a Globo agora fica proibida de celebrar novos contratos de plano de incentivo e de realizar quaisquer adiantamentos. A medida preventiva contra o grupo foi tomada para impedir prejuízos à concorrência. Se descumprir a medida, a multa é de R$ 20 mil por dia.

Em nota técnica, a superintendência geral do Cade afirma que, nos chamados “planos de incentivo”, o veículo de comunicação pode estabelecer formas adicionais de remuneração às agências, como, por exemplo, a bonificação por volume (conhecido como ‘BV’).

Neste caso, a bonificação pode ser considerada um programa de desconto, que inclui práticas como premiação para quem faz mais anúncios, estratégias de fidelização, imposição de volume mínimo de aquisição, entre outros. Na análise realizada, o Cade entendeu que a forma como a emissora concede a bonificação às agências decorre de exercício abusivo de posição dominante.

– As cláusulas de bonificação estimulam a discriminação arbitrária entre os adquirentes de tempo/espaço publicitários e dificultam o funcionamento de empresas concorrentes, por incentivar as agências a concentrarem seus investimentos na emissora, como forma de obtenção da bonificação – aponta o Cade.

Procurada, a Globo afirmou, por meio de seu departamento de comunicação, afirmou que “está avaliando as medidas legais cabíveis”.

Leia também1 Fátima Bernardes revela que está com um câncer de útero
2 Anvisa estuda liberar vacina da Covid-19 sem registro, diz jornal
3 Joanna de Assis fala sobre aborto que sofreu nos estúdios Globo
4 Governo federal adota relatório de bons e maus influenciadores
5 Globo demite veteranos e muda cúpula de jornalismo em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.