Leia também:
X BBB tem audiência péssima e perde até para novela das 18h

Atração da Disney fechará por ser considerada racista

Em seu lugar, será oferecida uma “experiência imersiva” inspirada no filme A Princesa e o Sapo

Pleno.News - 21/01/2023 08h29 | atualizado em 23/01/2023 16h37

Atração da Disney fechará por ser considerada racista Foto: EFE/ Disney

A polêmica atração Splash Mountain, da Disney, cujos estereótipos raciais geraram polêmica em 2020, fechará definitivamente na próxima segunda-feira (23) na Flórida, nos Estados Unidos. Em seu lugar, será apresentada uma “experiência imersiva” inspirada no filme A Princesa e o Sapo e na cultura de Nova Orleans, segundo informou a empresa nesta sexta (20).

Este domingo (22) será o último dia de abertura ao público da Splash Mountain, atração de 30 anos localizada no parque temático Magic Kingdom e inspirada no criticado filme de animação A Canção do Sul, de 1946.

A atração leva os visitantes a um passeio de tronco por um pântano do sul, acompanhando as desventuras dos personagens interpretados por um contador de histórias, Tio Remus, que inspirou o filme.

A Canção do Sul, dirigida por Harve Foster e Wilfred Jackson, é considerada propagadora de estereótipos racistas, levando críticos da atração a exigirem sua remoção em 2020 em meio a protestos globais por justiça racial, segundo lembrou hoje a emissora de televisão local NBC6.

O filme se passa no sul dos Estados Unidos na era da Reconstrução, justamente quando a Guerra Civil terminou e a escravidão acabou, destacou o site especializado IndieWire no 75º aniversário de seu lançamento nos cinemas no ano passado.

Embora o legado do filme tenha sido praticamente todo enterrado, acrescentou o IndieWire, o parque temático da Disney continuou se baseando neste “filme perturbador”.

Após apelos para remover a atração e protestos raciais em todo o mundo que levaram à morte em 2020 do afro-americano George Floyd, a Disney anunciou, naquele ano, que transformaria a Splash Mountain na atração Tiana’s Bayou Adventure.

A nova atração, com inauguração prevista para 2024, é baseada em A Princesa e o Sapo, filme de 2009 dos diretores John Musker e Ron Clements e estrelado pela primeira princesa negra da Disney, Tiana.

– Na Tiana’s Bayou Adventure, você se juntará à princesa Tiana e ao jacaré amante do jazz Louis durante a temporada do Mardi Gras, enquanto eles se preparam para uma celebração única para o povo de Nova Orleans – detalhou no blog dos parques da Disney Carmen Smith, vice-presidente de desenvolvimento criativo da empresa.

*EFE

Leia também1 Vídeo: Mergulhadores registram imagens raras de lula gigante
2 José Mujica afirma que esquerda brasileira errou: 'Estagnada'
3 Biden diz que seguirá lutando para restaurar direito ao aborto
4 TikTok: Desafio com nitrogênio líquido pode até matar; entenda
5 Missão do Itamaraty chega na Venezuela para preparar reabertura de embaixada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.