Ator cita convite de Lula para grupo de políticas sobre drogas
"Legalização precisa ser entendida", disse Fabio Assunção
Pleno.News - 30/08/2024 16h17 | atualizado em 30/08/2024 17h04

O ator Fábio Assunção revelou que Lula (PT) o convidou para integrar um grupo de políticas públicas sobre drogas. O artista deu declarações durante o videocast Conversa Vai, Conversa Vem, do Jornal O Globo.
— Lula queria um programa de governo voltado para o assunto. Chamou psiquiatras, pessoas de gestão pública, de saúde, e me chamou. Queria elaborar um plano, que não se desenvolveu porque ele foi preso, mas ficou esse grupo – falou.
Ainda no videocast, ele falou sobre temas como internação compulsória e defendeu que “a legalização precisa ser entendida”.
— Teve uma entrevista em que falei que sou contra internação compulsória. Porque ninguém vai ser curado de uma coisa que ela não quer. Não adianta. A cura não é só um procedimento técnico, ela precisa da sua energia pra que aconteça. Esse processo de autoboicote, que é a compulsão, precisa de você e não de procedimentos. Mas me arrependi de ter falado isso, porque tem casos extremos em que a pessoa precisa. Tem pessoas que ficam cinco anos internadas. Esse assunto é todo difícil. A legalização precisa ser entendida. Não é uma permissividade, não é uma torcida para que todo mundo use. É tirar isso do crime organizado e olhar com afetividade. A sociedade precisa olhar pra isso de uma forma mais humanizada, sabe.
Leia também1 Repórter Carol Barcellos pede demissão da Globo após 20 anos
2 Record tira monopólio da Globo e volta a transmitir o Brasileirão
3 Francis Ford Coppola rejeita a cultura woke em seu novo filme
4 Rose Miriam desiste de herança e renuncia a espólio, diz site
5 Preta Gil expõe conselho do pai: “Se for sua hora, aceite”