Apresentadora Palmirinha Onofre é velada em São Paulo
Amigos e familiares compareceram nas primeiras horas da cerimônia, que acontece no Cemitério Morumby
Paulo Moura - 08/05/2023 11h55 | atualizado em 08/05/2023 15h39
Foi com bastante emoção que o velório da apresentadora Palmirinha Onofre começou por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (8) no Cemitério Morumby, em São Paulo. A comunicadora morreu aos 91 anos, na manhã deste domingo (7), após o agravamento de problemas renais crônicos.
Entre os amigos que compareceram ao local, um dos mais emocionados foi o ator Anderson Clayton, que marcou época ao lado da apresentadora interpretando o boneco Guinho. Ele disse que a apresentadora era incansável e detalhou como foi o último encontro que teve com ela.
– Cheguei no hospital e ela abriu um sorriso, mesmo cansada. E disse: “Guinho!”. São 25 anos de história, sabe? Fico feliz porque a gente esteve muito perto – contou.
Chorando bastante, a filha de Palmirinha, Sandra Bucci, também esteve no velório durante a manhã desta segunda. Em conversa com jornalistas, ela ressaltou o lado batalhador da mãe.
– Quero dizer que ela lutou do dia 11 até agora com todas as forças que tinha para ficar. Mas ela não conseguiu. Dessa vez, foi vencida. A única batalha que não conseguiu vencer foi a doença. Ela viveu muito plenamente, muito. Fez tudo o que quis e conseguiu, com pouca instrução que tinha, o que quis na vida – declarou.
SOBRE PALMIRINHA
Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo, aos 91 anos. A família da apresentadora, considerada a “vovó mais querida do Brasil”, confirmou a notícia em uma publicação nas redes sociais. O falecimento foi em decorrência do agravamento de problemas renais crônicos.
A veterana ícone da culinária estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 11 de abril.
– A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril – diz o comunicado.
– Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava – homenageia a nota.
Palmirinha estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes. Seu carisma chamou a atenção de Ana Maria Braga, que na época apresentava o Note e Anote na TV Record. Chamada para participar de um café da manhã, acabou ficando no programa de Ana Maria por cinco anos.
Depois, a cozinheira passou pela TV Gazeta e os canais fechados FOX Life e GNT, além de várias participações especiais em diversos programas da TV Globo, por exemplo. A apresentadora deixa três filhas: Tânia, Sandra e Nancy.
Leia também1 Ana Maria Braga lamenta morte de Palmirinha: "Grande amiga"
2 Morre Vovó Palmirinha, aos 91 anos, em São Paulo
3 Deputado de MG é feito refém em casa: “Me esfolaram”
4 Produção de veículos cai em abril na comparação com 2022
5 Prefeito vira réu por fazer aborto em motel sem vítima consentir