Leia também:
X Sharon Osbourne é socorrida às pressas após desmaiar em set

Após 30 anos, jornalista Edney Silvestre é demitido da Globo

Experiente, ele foi correspondente da Globo em Nova Iorque por seis anos

Marcos Melo - 19/12/2022 13h56

Edney Silvestre Foto: Eduardo Araujo / AgNews

Aos 77 anos, tendo 30 de casa, o jornalista Edney Silvestre não compõe mais o quadro de funcionários da Globo. Com informações da coluna Splash, de UOL, o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, enviou um email de despedida do jornalista aos colegas da empresa.

No texto, o diretor ressalta o amor do jornalista pelas palavras e literatura, além de inúmeras coberturas feitas na emissora.

– Depois de 30 anos brilhando no Globo e aqui, Edney encerra seu ciclo no nosso jornalismo. Deixa sua marca e um legado. Que aqueles que queiram desbravar 30 anos ou mais à frente, não importa a idade ou experiência, se inspirem nele – disse Kamel.

Edney participou de grandes coberturas jornalísticas da Globo, como o atentado terrorista de 11 de setembro, também foi correspondente da emissora em Nova Iorque de 1996 a 2002. É dele uma série de reportagens no Iraque para o Jornal Nacional e Fantástico antes da queda de Saddam Hussein. Cobriu a visita do papa João Paulo II a Cuba, furacões na América Central e inúmeras premiações de Hollywood.

– Eu entrei na Globo e ocupei um espaço vago que havia, do interesse pelas artes, em pleno boom nos Estados Unidos: o cinema, o teatro, a literatura. Os correspondentes, antes de mim, estavam mais próximos da política e economia – disse Edney ao site Memória Globo.

No canal por assinatura GloboNews, Silvestre apresentou o programa Milênio e mais recentemente, comandou o Globo News Literatura.

Ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Romance e do Prêmio São Paulo de Literatura com a obra Se eu fechar os olhos agora, ambos no ano de 2010, o jornalista lançou agora, em novembro, o livro de contos inéditos, Pequenas Vinganças.

Leia também1 Fernanda Montenegro desiste de novela e não renova com a Globo
2 Comentarista da GloboNews engole mosquito ao vivo
3 Repórter da TV Globo se comove com morte de assaltante: "Triste"
4 Flávia Alessandra sobre contrato com a Globo: "Limitações"
5 Justiça do RJ aceita queixa-crime de Adnet contra Eustáquio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.