Leia também:
X Confira na Netflix produções para quem ama arquitetura

The New York Times lista os 25 melhores filmes do século 21

Relação possui dois filmes do ano 2000 que são pertinentes ao período

Henrique Gimenes - 08/08/2017 17h01 | atualizado em 08/08/2017 17h04

O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, criou uma lista com os 25 melhores filmes do século 21. Contando com a ajuda de cineastas e atores, a relação conta com filmes recentes, como Moonlight: Sob a luz do luar e Mad Max: Estrada da fúria.

A lista elaborada pelos críticos do jornal, Manohla Dargis and A.O. Scott, possui ainda uma breve análise do motivo de cada filme figurar na posição escolhida. Ela inclui dois filmes lançados em 2000, consequentemente fora do século 21, mas pertinentes ao período.

25º: O Virgem de 40 Anos (2005)
A comédia conta a história de um homem de 40 anos que é virgem. Após revelar seu segredo aos amigos, estes decidem ajudá-lo a resolver seu “problema”.
Comentário dos críticos: O filme é um dos mais importantes sobre a masculinidade enfraquecida. Um dos temas principais é a luta contra a maturidade.

24º: O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Após um casal romper seu relacionamento, ambos decidem participar de um experimento para apagar as memórias de sua relação.
Comentário dos críticos: É um filme sobre nunca se esquecer o primeiro amor, e como desejo e perda são inseparáveis.

23º: Luz Silenciosa (2007)
Um drama sobre um homem casado que vive numa comunidade que rejeita o progresso. Suas crenças são abaladas ao se apaixonar por outra mulher.
Comentário dos críticos: O diretor faz mais do que contar uma história religiosa. Convida o expectador a um mundo de graça e maravilha tão belo que transformam o filme em um tipo de oração.

22º: Não Estou Lá (2007)
Filme sobre o cantor Bob Dylan. Diversos atores interpretam diferentes fases de sua vida profissional e pessoal.
Comentário dos críticos: É uma composição estendida sobre o músico Bob Dylan.

21º: Wendy e Lucy (2008)
Uma jovem mulher decide realizar um trabalho de verão lucrativo. Uma série de incidentes resultam numa crise financeira para ela.
Comentário dos críticos: Os personagens não se sentem obrigados a se explicar. É preciso treinar seus ouvidos e olhos para conhecê-los aos poucos.

20º: Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Uma crônica sobre a infância, a adolescência e o começo da vida adulta de um jovem homem negro crescendo num bairro hostil de Miami.
Comentário dos críticos: Parte da genialidade do filme é como seus argumentos se conectam na sua narrativa estrutural.

19º: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Num futuro inóspito, uma jovem mulher se rebela contra um tirano opressor com a ajuda de um grupo de prisioneiras e um andarilho chamado Max.
Comentário dos críticos: No primeiro filme “Mad Max” (1979) um dos pontos é a ambiente de luta contra o autoritarismo. O tema é atualizado nessa sequência.

18º: Os Catadores e Eu (2000)
Mostra a vida de catadores de frutas. Depois da colheita, eles recolhem o que ficou no chão e doam ou vendem aos pobres.
Comentário dos críticos: É uma composição cinematográfica sobre a importância de valorizarmos o que estamos tentados a negligenciar ou jogar fora.

17º: Três Tempos (2005)
Produção sobre três casais diferentes em três épocas diferentes, 1911, 1966 e 2005; e suas histórias e relações.
Comentário dos críticos: A ideia do filme é tratar de forma delicada as emoções desordenadas. E, também traduzir profundidade através de imagens externas em vez de um monólogo interno.

16º: Munique (2005)
Após o ataque terrorista à equipe olímpica israelense no evento em 1972, um grupo de homens recebe ordens para caçar os acusados.
Comentário dos críticos: O filme é um suspense sinuoso com questões éticas e desorganizadas na sua essência.

15º: Minha Terra, África (2009)
Uma mulher francesa tenta salvar sua plantação de café durante um conflito civil em país africano.
Comentário dos críticos: A personagem principal parece viver firmemente sua fé e imaginação. Ao mesmo tempo, ela parece humana, acessível e crua.

14º: A Criança (2005)
Um jovem decide vender seu filho recém-nascido no mercado negro de adoções sem que sua companheira saiba.
Comentário dos críticos: Parte da emoção é que a história é relativamente simples. A narrativa é profunda; tratando de um caso de vida ou morte.

13º: Em Jackson Heights (2015)
Este documentário mostra a comunidade de Jackson Heights, nos EUA. A localidade é uma das mais culturalmente ricas do mundo, com imigrantes de diversos lugares.
Comentário dos críticos: É fascinante como o filme encontra intimidade e sentimento em sistemas que são desprovidos de vida.

12º: Timbuktu (2014)
Relata a vida de uma família de pastores de gado que moram próximos a cidades controladas pelo Estado Islâmico. A rotina deles é completamente alterada quando um homem é morto.
Comentário dos críticos: Filme trágico que mostra a violência, mas complementa com beleza visual e momentos de alegria.

11º: Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum (2013)
Retrata a vida de um jovem cantor que vaga pela cena musical do folk no ano de 1961.
Comentário dos críticos: A astúcia do roteiro e a trilha sonora são os pontos altos do filme.

10º: Guerra ao Terror (2008)
O filme retrata a rotina de esquadrão antibombas, em plena Guerra do Iraque, e a chegada de um novo integrante ao grupo.
Comentário dos críticos: O filme é antiguerra não porque ofereça uma crítica ao evento; mas porque nos lembra como seres humanos precisam da guerra, como vivem para ela intensamente e como morrem em função da guerra.

9º: Horas de Verão (2008)
Uma família se encontra após a morte da mãe e discute suas diferenças, revê os fatos da infância e as memórias que partilham.
Comentário dos críticos: O filme cativa porque tudo é amável: as pessoas, casas, mobílias e jardins.

8º: Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)
A história percorre a vida de garoto por 12 anos analisando seu relacionamento com os pais, descobertas, experiências e conflitos.
Comentário dos críticos: O objetivo é como se importar com as pessoas, sentir o que é a passagem do tempo além da mudança na vida e nos relacionamentos.

7º: Divertida Mente (2015)
Após uma mudança de cidade, as emoções de uma menina discutem entre si sobre como lidar melhor com os novos fatos.
Comentário dos críticos: Os críticos consideram como o mais inventivo, comovente, cativante e filosoficamente astuto retrato sobre a psicologia do desenvolvimento no século 21.

6º: As Coisas Simples da Vida (2000)
Uma família de Taiwan tenta reconciliar relações com suas vidas atuais.
Comentário dos críticos: O filme é menos lembrado por algo que foi visto e mais como uma experiência vivida como um dos protagonistas do filme.

5º: A Morte do Sr. Lazarescu (2005)
Após passar mal e pedir uma ambulância, um homem é enviado ao hospital. Ao chegar lá, é enviado para outro e mais outro.
Comentário dos críticos: O crítico considera o filme uma “fábula metafísica angustiante e humorada disfarçada como uma tragédia que faz parte da vida”.

4º: Um Toque de Pecado (2013)
Na China, quatro pessoas de regiões e classes distintas expressam revolta com violência em quatro histórias diferentes.
Comentário dos críticos: A divisão em quatro capítulos permite que seja pintado um retrato da China contemporânea.

3º: Menina de Ouro (2004)
Uma jovem trabalha com um treinador para virar uma boxista profissional.
Comentário dos críticos: Entre as características que o filme possui para a posição, estão a fotografia e o diálogo entre os personagens.

2º: A Viagem de Chihiro (2001)
Nesta animação, uma garota está de mudança com seus pais. Eles sofrem um incidente e ela vai parar em um outro mundo.
Comentário dos críticos: O filme possui uma animação fenomenal assim como o desenvolvimento da personagem principal, Chihiro, ao longo da projeção.

1º: Sangue Negro (2007)
Um homem falido decide começar uma vida nova com seu filho em um local rico em petróleo.
Comentário dos críticos: Os críticos consideram o filme uma obra de arte sobre amor, morte, fé e cobiça nos EUA do século 20. Consideram também que é muito mais profundo que a soma de todos os temas separados.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.