Leia também:
X Cade apura possível cartel na venda de direitos de transmissão

Spotify cede à pressão e exclui 113 episódios de Joe Rogan

Rogan vem sendo criticado por classe artística devido à postura antivacina

Monique Mello - 07/02/2022 14h53 | atualizado em 07/02/2022 16h07

Podcast de Joe Rogan é o mais ouvido do Spotify nos Estados Unidos Foto: Reprodução/ YouTube PowerfulJRE

O Spotify retirou do ar mais de 100 episódios do podcast The Joe Rogan Experience neste fim de semana, sem nenhum aviso prévio. A atitude da empresa ocorreu após pressão de artistas e boicote à plataforma.

Rogan vem sendo criticado por dar espaço em seu programa a médicos contrários à vacinação contra a Covid-19, e artistas como Neil Young e Joni Mitchell retiraram suas músicas do catálogo do Spotify em forma de protesto.

A plataforma não divulgou oficialmente o motivo da remoção dos conteúdos. No entanto, a polêmica da vacina não parece ser a única razão. De acordo com o JREMissing, que identifica automaticamente a retirada de conteúdos do serviço de streaming, entre os episódios excluídos encontram-se vários nos quais o podcaster dá declarações com termos considerados racistas. A cantora India.Arie, que é negra, chegou a fazer uma denúncia.

Acerca de sua posição antivacina, Rogan se pronunciou dizendo que estaria disposto a “convidar pessoas com opiniões diversas para expressá-las” no programa.

– Muitas pessoas têm uma percepção distorcida sobre o que eu faço, baseando-se em manchetes escandalosas. O problema que eu tenho com o termo ‘desinformação’, especialmente hoje, é que muitas das coisas que pensávamos ser desinformação há pouco tempo atrás são agora aceitas como fato. Por exemplo, 8 meses atrás, se você dissesse que se vacinado você ainda poderia contrair Covid-19 e espalhar o vírus, você seria removido das redes sociais. Agora, isso é aceito como um fato – declarou.

– Eu não tenho a intenção de promover a desinformação, nem de ser controverso. Nunca tentei fazer nada com este podcast além de me sentar junto com as pessoas e ter conversas interessantes com elas. Tentarei o meu melhor para balancear os pontos de vista mais polêmicos de alguns convidados com as perspectivas de outras pessoas, para que possamos, talvez, encontrar uma opinião melhor – completou Rogan.

Atualmente, o programa de Joe Rogan é o podcast mais ouvido do Spotify , com cerca de 10 milhões de reproduções por episódio, sendo, consequentemente o mais rentável. Com a polêmica, a plataforma perdeu, apenas na última semana, 2,9 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais) em valor de mercado.

Leia também1 Cantor perde briga com podcast antivacina e deixa Spotify
2 Bolsonaro publica postagem em inglês com apoio a Joe Rogan
3 Em entrevista, papa diz que não é santo e que dança tango
4 Vereador do PT lidera invasão de igreja católica durante missa
5 Gimenez expõe "perseguição psicológica" de Jorge Kajuru

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.