Leia também:
X “Me senti estuprada”: Mariana Ferrão revela bastidores da Dança dos Famosos

Paulinha Abelha está na escala “mais grave do coma”

Cantora está internada na UTI e respira com a ajuda de aparelhos

Gabriela Doria - 22/02/2022 18h26 | atualizado em 23/02/2022 13h03

Paulinha Abelha Foto: Arquivo pessoal

Os médicos responsáveis pelo tratamento da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, deram mais detalhes sobre o estado de saúde da artista, que continua em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, no Sergipe. Em entrevista coletiva eles afirmaram que o quadro neurológico da cantora é preocupante. O restante do organismo está estabilizado.

A entrevista teve participação do Dr. André Luis Veiga, médico intensivista, do Dr. Ricardo Leite, diretor técnico do Hospital Primavera, e do Dr. Marcos Aurélio Alves, médico neurologista.

Segundo os profissionais de saúde, Paulinha está em escala Glasgow 3, considerada a “mais grave do coma”. Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável tem escala Glasgow 15.

– Coma é uma condição reversível. Em nenhum momento, falamos em morte cerebral. Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda – disse o Dr. Marcos Aurélio.

Ainda de acordo com o trio de médicos, exames não indicaram qualquer problema anterior relacionado à ingestão de produtos com fins estéticos, como emagrecedores ou diuréticos.

– Ela tomava algumas formulações, mas era em caráter supervisionado [por médicos]. Quando falamos em toxicidade, ele é um agressor. Mas não é necessariamente uma toxina. Podemos estar diante de algum medicamento prolongado – afirmou Ricardo Leite.

Segundo os profissionais, é possível que, apesar da lesão renal, a cantora se recupere com o tempo.

– A gente trabalha com proximidade de uma lesão renal aguda. Muitos pacientes se recuperam em situações assim; outros podem desenvolver um caso mais crônico e necessitar de terapia renal substituída. Nesse momento, substituímos pela hemodiálise – acrescentou.

Até o momento, os médicos não trabalham com a possibilidade de transferir Paulinha para São Paulo, como desejava a família. Eles explicaram que o hospital local oferece todo o suporte necessário para a cantora no momento.

Paulinha Abelha está internada desde o dia 11 de fevereiro, quando passou mal durante uma turnê do Calcinha Preta em São Paulo.

Leia também1 Equipe pede doação de sangue para Paulinha Abelha
2 Paulinha Abelha: Novo boletim indica quadro neurológico grave
3 Paulinha Abelha segue na UTI em coma, afirma hospital
4 Cantor do Calcinha Preta nega morte cerebral de Paulinha
5 "Parem de matar Paulinha", pede cantora do Calcinha Preta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.