Oscar: Filme indicado que conta história real é criticado
O curta Detainment relembra o assassinato do menino James Bulger
Mayara Macedo - 23/01/2019 16h12

O Oscar 2019 está envolvido em uma polêmica por causa do filme Detainment, que é baseado na história real de James Bulger, na época com 2 anos de idade, que foi assassinado por duas crianças de 10 anos. A mãe de James, Denise Fergus, publicou uma carta aberta onde diz estar triste e enojada por conta da produção e por estar sendo indicado ao prêmio.
– Uma coisa é fazer um filme desses sem entrar em contato ou pedir permissão da família de James, outra é ter uma criança recriando as horas finais da vida de James, antes dele ser brutalmente assassinado e fazer eu e a minha família revivermos tudo isso de novo! – declarou Denise.
A mãe de James pediu para o filme ser removido. Ela criou uma petição que reuniu cerca de 90 mil assinaturas, para que o filme fosse retirado da categoria de Melhor Curta, mas não adiantou. Ao finalizar, ela agradeceu o apoio e disse que torcia para que o curta não ganhasse o prêmio.

James Bulger foi raptado, torturado e morto por Robert Thompson e Jon Venables, no ano de 1993, em Liverpool, Inglaterra. O caso chocou o mundo pela pouca idade que os assassinos tinham. Por serem ainda crianças, Thompson e Venables foram condenados a oito anos de reclusão.

Leia também1 Público se emociona com capítulo da novela Jesus
2 Famosos lamentam a morte do ator Caio Junqueira
3 Morre ator Caio Junqueira, de 42 anos, no Rio de Janeiro