Leia também:
X Will Smith revela trauma de infância e se diz “covarde”

Shakira será julgada na Espanha por sonegação de impostos

Tribunal de Barcelona disse haver suficientes indícios para colocar celebridade no banco dos réus

Pleno.News - 26/05/2022 11h50 | atualizado em 26/05/2022 12h02

Cantora Shakira Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Shakira será julgada na Espanha por sonegar 14,5 milhões de euros (R$ 74,7 milhões) da Receita, simulando não residir no país e ocultando renda por intermédio de uma rede de empresas sediadas em paraísos fiscais.

Um tribunal de Barcelona rejeitou nesta quinta-feira (26) um recurso da cantora para evitar o julgamento e confirmou que há suficientes indícios para colocá-la no banco dos réus, após denúncia apresentada pelo Ministério Público por seis crimes contra a Fazenda pública.

Shakira já pagou 14,5 milhões que a Agência Tributária da Espanha a cobrava, além de outros 3 milhões de euros (R$ 15,4 milhões) em juros, por uma suposta fraude fiscal cometida entre os anos de 2012 e 2014. Isso, no entanto, não a impede de ser julgada.

Após a divulgação da decisão da Audiência de Barcelona, a cantora afirmou, por meio de comunicado, que seguirá defendendo sua inocência na justiça, com a equipe de advogados. Na nota, Shakira garantiu que a conduta relacionada ao pagamento de impostos em todos os países que precisou fazê-lo “sempre foi irretocável”.

Além disso, a estrela pop destaca que o tribunal catalão não entrou na avaliação se ela cometeu fraude fiscal, “nem descarta os argumentos apresentados pela defesa”, mas sim, se limita a “intimar as partes a apresentar alegações em um momento processual diferente do atual”.

– A rejeição do recurso de apelação é, simplesmente, um passo a mais do processo, que agora segue seu trâmite habitual – diz o texto.

Shakira garante que a defesa apresentará “argumentos jurídicos de peso, provas irrefutáveis e relatórios periciais de profissionais de reconhecido prestígio no campo tributário”, que incluem um professor especialista e um juiz do Tribunal Supremo da Espanha.

*EFE

Leia também1 Will Smith revela trauma de infância e se diz "covarde"
2 Rafinha Bastos xinga Globo por matéria sobre Jesse e Shurastey
3 Liliane Ventura reage a Paola Carosella: "Está aqui de favor"
4 Aos 74 anos, Steven Tyler sofre recaída e se interna em clínica
5 Sergio Reis critica Globo e diz que não participaria de Pantanal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.