Leia também:
X Gabriela Rocha posta foto para relembrar dia do casamento

Reggae agora é Patrimônio Imaterial da Humanidade

Reconhecimento dado pela Unesco foi celebrado pelo cantor Salomão do Reggae

Pleno.News - 04/12/2018 20h46 | atualizado em 04/12/2018 22h00

Salomão do Reggae comemora reconhecimento dado ao gênero musical pela Unesco Foto: Reprodução/Instagram

Gênero musical criado na Jamaica, no fim da década de 60, e popularizado por nomes como Bob Marley, o reggae foi nomeado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, no dia 29 de novembro. Em comunicado oficial, a organização concedeu a honraria pela “contribuição à reflexão internacional sobre questões como injustiça, resistência, amor e condição humana”.

A decisão foi tomada durante uma reunião da Unesco em Port Louis, capital da Maurícia, na África. O órgão destacou que o gênero está inserido em todos os níveis de educação do país, do jardim de infância até a universidade. A Unesco afirmou que o reggae “conserva intacta toda uma série de funções sociais básicas da música e continua sendo um meio de expressão cultural do conjunto da população jamaicana”.

Representante do estilo dentro do segmento gospel, o cantor Salomão do Reggae comemorou o reconhecimento dado ao gênero musical, que, segundo ele, “canta a dor de todo e qualquer ser humano”.

– O reggae é ritmo que nasceu no gueto e impactou o mundo inteiro. É a arte de protestar com suavidade. Ele nos faz dançar enquanto bate em nossa consciência, nos faz sorrir enquanto transforma a mentalidade. Toda música é patrimônio da humanidade, ainda que uma humanidade local, toda arte é. O reggae canta a dor de todo e qualquer ser humano, canta a beleza de toda natureza e seu ritmo envolve o coração de todos que derem ao reggae a devida atenção. No reggae, há uma força intelectual que inspira o mundo a reflexionar sobre o amor, injustiças, resistências, sobre a condição humana sociopolítica e espiritual. Quero lembrar aos meninos e meninas dos guetos, favelas, dos mais distantes e desfavorecidos lugares, que o reggae mandou avisar: Você será o próximo(a) a transformar o mundo! – declarou Salomão ao Pleno.News

 

 

Leia também1 Planetário do Rio é tombado por Patrimônio Cultural
2 Kleber Lucas faz ensaio com tema de fé e igualdade racial
3 Israel Novaes compartilha vídeo cantando música gospel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.