Leia também:
X Cláudia Leitte rebate gritos pró-Lula: “Não vivo de agradar”

Morre Gal Costa, grande nome da MPB, aos 77 anos de idade

Causa da morte é desconhecida

Paulo Moura - 09/11/2022 11h25 | atualizado em 09/11/2022 12h06

Gal Costa Foto: Felipe Souto Maior / AgNews

Morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, a cantora Gal Costa. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, Gal tinha dado uma pausa em seus shows. A causa da morte é desconhecida.

Gal estava em turnê com o show As várias pontas de uma estrela, no qual interpretava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB, como Açaí, Nada mais, Sorte e Lua de mel. Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu no dia 26 de setembro de 1945 em Salvador e começou sua carreira na música em 1965, quando apresentou canções inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ainda como Maria da Graça, ela lançou Eu Vim da Bahia, samba de Gilberto Gil sobre a origem dele e de Gal.

Ao longo dos anos 60 e 70, ela misturou diversos estilos ao gravar canções como Que pena (Ela já não gosta mais de mim), de Jorge Ben Jor, e Cinema Olympia, de Caetano. Com Pérola Negra, de 1971, ela ajudou a revelar o compositor Luiz Melodia.

O repertório com versos de outros compositores continuou nas décadas seguintes com músicas como Um Dia de Domingo, de 1985, escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas; Brasil, de 1988, de autoria de Cazuza; e Cuidando de Longe, de 2018, composta por Marília Mendonça.

Leia também1 Lula escala nomes para governo de transição na Saúde
2 Deputado pede GLO após ter perfil suspenso no Twitter
3 Empresa dona do Facebook demite 11 mil funcionários
4 Presidente do TCU afirma que não houve fraude nas eleições
5 Jornalista Adrilles Jorge tem perfil suspenso no Twitter

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.