Leia também:
X Elba Ramalho processará quem deu festa pra 700 em sua casa

Morre Claude Bolling, pianista que compunha para o cinema

O francês era reconhecido no mundo do jazz e já foi indicado a três Grammys

Pleno.News - 02/01/2021 19h10 | atualizado em 13/10/2021 16h10

Pleno.News Foto: Arte/Pleno.News

Claude Bolling, o compositor e pianista de formação jazzística que ficou conhecido por uma parceria com o flautista Jean-Pierre Rampa, o disco Suite for Flute and Jazz Piano (1975), morreu na última quinta-feira(31) em Garches, França, aos 90 anos.

A causa da morte não foi revelada por seu agente. Bolling, que também compôs para o cinema – filmes como Borsalino e Louisiane -, foi um músico sem preconceitos, admirador tanto dos jazzistas americanos (Duke Ellington em particular) como dos compositores eruditos europeus. Isso fez com que seu trânsito entre intérpretes populares crescesse – ele fez arranjos tanto para a cantora Juliette Gréco como Brigitte Bardot, que chegou a gravar no auge da fama como atriz.

Claude Bolling foi reconhecido nos EUA, terra do jazz, onde chegou a gravar, compor para o cinema e ganhar três indicações para o Grammy.

Nascido em Cannes em 1930, Claude Bolling estudou no conservatório de Nice e depois em Paris. Criança prodígio, aos 14 anos já tocava profissionalmente ao lado de grandes nomes do jazz como Lionel Hampton e Kenny Clarke, tornando-se, nos anos 1960, amigo pessoal do pianista canadense Oscar Peterson (1925-2007).

No cinema, foi a trilha composta para o filme Borsalino (1970), de Jacques Deray, que motivou as primeiras propostas de Hollywood. Lá, entre outros filmes, Bolling fez a música de Catch Me A Spy (Como Agarrar um Espião), um ano depois, em 1971 – o filme dirigido por Dick Clement tinha Kirk Douglas no papel principal.

Logo depois, foi convidado para compor a trilha de California Suíte (1978), comédia baseada numa peça de Neil Simon com Jane Fonda num dos papéis. E fez ainda muitas outras contribuições para o cinema.

*Estadão

Leia também1 Bieber quer se tornar ministro evangélico na Hillsong, diz revista
2 Anderson Freire convida médica que o ajudou para gravar louvor
3 Versão original do sucesso "Ousado Amor" vai virar filme
4 Bilionário dos games, chinês de 39 anos, morre misteriosamente
5 Lista de melhores atores do século inclui uma brasileira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.