MC Marcinho tem piora e deixa fila de transplante de coração
Cantor está internado há quase dois meses com um quadro de insuficiência cardíaca e renal
Paulo Moura - 23/08/2023 07h49 | atualizado em 23/08/2023 10h48
O cantor MC Marcinho teve uma piora em seu estado de saúde nas últimas horas e está com um quadro de infecção generalizada. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do artista nesta terça-feira (22). Em razão do agravamento do quadro, Marcinho foi retirado da fila de transplante de coração. Familiares e amigos do cantor fizeram um pedido de doação de sangue.
– Muitas complicações estão surgindo agora e, nesse momento, ele não tem condições de fazer a cirurgia. Ele estava na fila do transplante, mas com o quadro de infecção se agravando, não pode fazer a cirurgia – detalhou a assessora do cantor, Vanessa Bicalho.
O funkeiro está internado desde o dia 27 de junho, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um quadro de insuficiência cardíaca e renal. No dia 10 de julho, ele chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos.
A retirada do nome de Marcinho da fila de transplante de órgãos decorre do fato de que, pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o receptor precisa ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão. Em julho, MC Marcinho recebeu um coração artificial, um dispositivo que pode ser usado de três a quatro meses.
De acordo com os médicos que atenderam o cantor no Hospital Copa D’Or, o coração artificial é um equipamento que reúne duas bombas para ajudar na circulação do sangue. Uma delas leva o sangue para dentro da circulação pulmonar, onde é oxigenado. Em seguida, o sangue retorna para o coração. A segunda bomba do equipamento é responsável pela distribuição do sangue.
Há pelo menos uma década, o cantor convive com problemas crônicos de saúde como diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.
Leia também1 Mulher de MC Marcinho anuncia divórcio do cantor internado
2 Mãe de Larissa Manoela será investigada por intolerância
3 Ex-dançarina do É o Tchan prega em culto: "Era suja do pecado"
4 Atos de 8/1: Moraes autoriza PGR a fazer acordo com investigados
5 Pavinatto à Jovem Pan: "Perco o contrato, mas não a decência"