Leia também:
X Cantores falam da expectativa para o Louvorzão: ‘O inferno estremece’

Folha: Anitta e Envolver não são sucesso global que parecem

Fãs reagiram ao texto e jornal foi criticado por usuários do Twitter

Pleno.News - 11/04/2022 21h42 | atualizado em 12/04/2022 09h35

Anitta Foto: Patrícia Devoraes / AgNews

Nesta segunda-feira (11), fãs da cantora Anitta usaram as redes sociais para protestar contra um texto publicado na Folha de S.Paulo a respeito da artista. No caderno Ilustrada, a chamada “Entenda por que Anitta e ‘Envolver’ não são o sucesso tão global que parecem” revoltou usuários do Twitter.

O artigo considerou um levantamento do DeltaFolha a partir das 200 canções mais ouvidas do Spotify em 73 países diariamente, desde 2017.

– No dia em que chegou ao topo da parada global, aliás, Envolver aparecia entre as 200 mais tocadas de só 36% dos países em que o Spotify opera. Músicas que chegam à primeira posição normalmente figuram entre as mais tocadas de 92% dos territórios. Números à parte, há duas leituras possíveis do cenário. A primeira é que Anitta conseguiu mobilizar seus ouvintes no Brasil e na América Latina em geral como poucos artistas fizeram. É como se pelo menos um em cada 52 brasileiros tivesse ouvido a música no dia em que atingiu o pico. (…) A segunda leitura é a de que a cantora não faz um sucesso tão global quanto parece. Envolver só figurou entre as dez mais tocadas no Spotify em países da América Latina, com exceção de Luxemburgo e de Portugal, país onde historicamente os cantores brasileiros têm mais facilidade para exportar seu trabalho devido ao idioma em comum. Mesmo em Portugal, no entanto, Anitta nunca chegou ao topo das mais tocadas – apontou o texto.

No final, a cantora foi elogiada por falar bem inglês. Anitta foi ainda considerada “uma cantora cujos passos merecem ser acompanhados de perto”.

O perfil Anitta Retweet foi um dos que se manifestou contra o jornal.

– Folha liga para a @billboard mandar os números para a DeltaFolha calcular e pede pra ela explicar como a indústria da música funciona e os diferentes mercados e o alcance do Inglês e do Espanhol. Porque a gente tem que deixar quem entende do assunto falar, né? – escreveu.

– “Prova disso é o desempenho de Envolver na plataforma, que teve mais de 60% dos plays que o levaram ao topo vindos só do Brasil”. Engraçado, quando olivia rodrigo fazia 10 milhões de streams por dia, mas 6 milhões (60%) vinham dos EUA, ninguém questionava o sucesso global dela – apontou outro usuário do Twitter.

– Jornal podre, nunca vou esquecer do que vocês publicaram quando a Marília faleceu – criticou mais um.

Veja, abaixo, os prints da chamada sobre Anitta e as reações dos fãs:

Leia também1 Xuxa diz que Anitta é hoje o que ela foi nos anos 80 e 90
2 Anitta alcança topo do Spotify, mas "despenca" no Nubank
3 Anitta responde o portal G1 após matéria sobre frase polêmica
4 Bolsonaro usa hit nº 1 de Anitta em publicação do governo
5 Anitta se revolta após fala publicada em capa de revista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.