Leia também:
X Isadora Pompeo é parabenizada por revelar voto em Bolsonaro

Especialista faz análise sobre Anitta e sua influência negativa

João Menna disse que a cantora se sentiu envolvida por personagem demoníaca exibida pela TV Globo

Pleno.News - 14/04/2022 18h00 | atualizado em 14/04/2022 18h25

Anitta Foto: Thiago Duran / AgNews

Nesta quinta-feira (14), o retratista e especialista em imagem e posicionamento, João Menna, fez uma análise sobre Anitta e sua influência. Por meio dos stories do Instagram, ele analisou o início da carreira da cantora e como ela foi influenciada pela minissérie Presença de Anita, da TV Globo.

A minissérie da Globo foi exibida em 2001. Em entrevistas, Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, revelou que seu nome artístico foi inspirado na personagem principal da trama.

Em sua análise desta quinta-feira, João Menna expôs detalhes da novela e da personagem que cativou a cantora.

– Perceba que a personagem é totalmente demoníaca. (…) Em resumo, ela faz da vida de todos que estão em sua volta um inferno, principalmente, por meio da sedução. Na história da novela, muitas vezes presenciamos a questão espiritual muito forte envolvida. A Anita era como um demônio. Para ser mais específico, Lilith da mitologia. Não se fala isso diretamente no enredo, porém é possível compreender isso em diversas cenas. Lilith era um demônio com corpo de mulher, que vivia no inferno. Sua imagem está relacionada com a promiscuidade e à degradação do ser humano por meio do sexo. (…) Larissa se sentiu muito envolvida por essa personagem demoníaca. Acreditem – escreveu.

O especialista se manifestou também sobre o lançamento de Anitta no mercado musical.

– Como de costume, referências imagéticas que remetem ao lado negro estão presentes também na carreira de Anitta. Como exemplo, essa imagem que parece mais um ritual. Não se enganem, a Madonna também utilizava muito o crucifixo para justamente desestabilizar esse símbolo tão importante. O primeiro álbum de Anitta já revela muito: é justamente ela fazendo a pose de Cristo crucificado. Muitos artistas utilizam da blasfêmia para conduzir suas ações. A Madonna, que é uma satanista praticamente assumida, já usou muitas e muitas vezes esses artifícios – defendeu.

Em seguida, ele exibiu trechos de uma entrevista em que o jornalista Leo Dias fala a respeito do livro Furacão Anitta, que ele escreveu sobre a artista. Nas imagens, que fazem parte de uma entrevista concedida ao apresentador Danilo Gentili, Dias conta que a cantora é muito dedicada à religião dela, o candomblé.

Menna defendeu que a minissérie Presença de Anita foi um ponto de inflexão na vida da artista.

– E vemos como ela trouxe isso para a vida dela de forma sistemática. (…) Ela [cantora Anitta] disse [em uma entrevista] que f*** com todo mundo. Exatamente o que a personagem de Presença de Anita fazia. Estou batendo muito nesse ponto para mostrar que a influência que uma simples novela pode ter no inconsciente de uma pessoa. Agora imagina quantas pessoas ela está influenciando nesse exato momento para também seguir o caminho de Lilith? – apontou.

Ele destacou ainda uma declaração antiga de Anitta, de quando ela disse acreditar “que a gente pode ser tudo”.

– No seu novo álbum [Versions of me], Anitta traz “as versões de mim mesma”. Percebam como essa ideia realmente invadiu a mente dela e fez com que moldasse completamente sua narrativa. A maioria das músicas e criações da Anitta são baseadas na personagem de Presença de Anita. Logo, a influência dessa energia sexual está muito ativa. Mas com o passar do tempo foi ficando cada vez mais intensa, e apagou completamente a antiga Larissa – observou o especialista.

TATUAGEM
O especialista avaliou a polêmica tatuagem feita por Anitta.

– Acredito que o ápice dessa mudança foi quando ela tatuou o c*. Aqui já podemos ver que, com certeza, tem algo de errado que vai muito além do personagem – disse.

PERSONA
João Menna exibiu entrevistas que mostram o estilo de vida da cantora. Em uma delas, que foi concedida à GloboNews, a cantora foi questionada sobre seu desejo para o ano de 2021. Na ocasião, a jovem cantora disse que desejava o fim da pandemia. No entanto, o especialista deu destaque para o fato de que a resposta de Anitta veio após uma longa risada.

– Anitta é famosa por dar essas entrevistas “alterada” – escreveu Menna, nos stories.

Ele alertou que existem meninas menores de idade que olham para a artista como um exemplo a ser seguido.

– Falo muito aqui sobre o conceito de persona e as máscaras que representamos na sociedade. Obviamente, em um posicionamento profissional somos diferentes do que com a família. Porém, aqui percebemos que a influência do que está acontecendo com a Anitta vai muito além do profissional. Por mais que ela queira fazer polêmica para chamar a atenção, temos que entender que ela influencia milhares de jovens. Meninas menores de idade enxergam a Anitta como um caminho a ser seguido – avaliou.

Questionado se temia que seus stories chegassem até a cantora, o especialista se limitou a explicar que o que foi exposto não é novidade para Anitta.

– Não estou falando nada que ela já não saiba – respondeu.

Leia também1 Spotify vai investigar se recorde de Anitta foi manipulado
2 UOL: Fãs de Anitta manipularam algoritmo para levá-la ao topo
3 Anitta ironiza Folha após notícia sobre sucesso "não tão global"
4 Folha: Anitta e Envolver não são sucesso global que parecem
5 Xuxa diz que Anitta é hoje o que ela foi nos anos 80 e 90

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.