Leia também:
X Reino Unido proíbe entrada de 2 comentaristas críticos a Israel

Empresa de Xuxa é processada por uso de música infantil

Autor reivindica direitos sobre canção

Monique Mello - 01/06/2026 11h04 | atualizado em 01/06/2026 11h50

Xuxa Meneghel Foto: Frame de vídeo / Programa Silvio Santos

Uma empresa ligada à apresentadora Xuxa Meneghel passou a responder a uma ação judicial por suposta violação de direitos autorais. O processo foi movido por Cesar Borges Barbosa, de 72 anos, que reivindica a autoria da música infantil A Janelinha.

Cesar acusa a Xuxa Promoções e Produções Artísticas e a Sony Music Entertainment Brasil Produções e Promoções de utilizarem a obra sem autorização e sem o devido repasse financeiro. As informações são da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.

Segundo o autor, a canção foi incluída no projeto Xuxa Só para Baixinhos 11, lançado em 2011, e explorada comercialmente em diferentes formatos. Ele afirma que a música permanece disponível em plataformas digitais, serviços de streaming e no YouTube, alegando que a versão utilizada reproduz integralmente a letra original.

Borges também destaca que sua autoria sobre a obra já foi reconhecida pela Justiça em uma ação anterior envolvendo o álbum Eliana 1994. Na ocasião, a EMP Produções e a Sony Music foram condenadas ao pagamento de indenizações e à identificação correta do compositor nos meios de comercialização.

No novo processo, o autor afirma ter tentado firmar um acordo extrajudicial com as empresas, mas não recebeu resposta. Além de contestar a classificação da canção como obra de domínio público, ele pede indenização por danos materiais e R$ 25 mil por danos morais.

Cesar Borges também solicita que seu nome seja divulgado em todos os canais nos quais a obra for utilizada ou comercializada.

Leia também1 Xuxa, que é vegana, usa bota de couro e sofre crítica de ativistas
2 Xuxa Meneghel responde sobre acusação de pacto com o demônio
3 Michael Jackson propôs barriga de aluguel para Xuxa em 1990
4 Xuxa reclama de rumor sobre pacto com diabo: "Me incomoda"
5 Após vídeo de Xuxa, Prefeitura do Rio faz alerta sobre morcegos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.