Conselhos repudiam música de Naiara sobre enfermeiras
Profissionais do Ceará e Paraíba questionaram uso da profissão em música polêmica
Paulo Moura - 22/10/2019 11h18 | atualizado em 22/10/2019 11h57

Os Conselhos Regionais de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) e da Paraíba (Coren-PB) emitiram notas de repúdio nesta segunda-feira (21), contra a música Boqueira, interpretada pelas cantoras Naiara Azevedo e Gil Mendes. Nas publicações, os conselhos criticaram a forma como a canção se refere ao trabalho das enfermeiras.
A polêmica foi iniciada por conta de um trecho que diz a seguinte frase: “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira, e que a rapariga não seja enfermeira”.
De acordo com o Coren-CE, a música cita a palavra enfermeira em um contexto que fala de traições e bebedeiras, o que se contrapõe ao exercício da enfermagem. O órgão diz ainda que a canção seria um desserviço à qualidade musical brasileira e que perde a oportunidade de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que dispensam cuidados para a cura de pacientes.
Já o Coren-PB afirmou em nota que o uso da palavra enfermeira na canção se refere a uma imagem pejorativa e que incita o preconceito contra a profissão que tem papel fundamental nas instituições de saúde. Por fim, o conselho afirmou que não é possível admitir o uso da liberdade de expressão para ofender as mulheres enfermeiras.
As assessorias de Naiara Azevedo e Gil Mendes ainda não se pronunciaram sobre a questão.
Leia também1 Com a noiva internada, Lucas Lucco tem pedido ajuda a Deus
2 Mc Gui debocha de criança e apaga vídeo após críticas
3 Midian Lima é homenageada durante a Festa da Música