Leia também:
X Camila Rodrigues é sondada por duas produções na Record

Cineasta Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos

Italiano dirigiu o polêmico filme Último Tango em Paris, com Marlon Brando

Pleno.News - 26/11/2018 14h56 | atualizado em 26/11/2018 14h57

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci morreu nesta segunda-feira (26) em sua casa em Roma, na Itália. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o jornal italiano Corriere Della Sera cita que ele sofria de uma longa doença.

Vencedor de dois Oscars pelo drama O Último Imperador (1987), Bertolucci é lembrado até hoje pelo filme Último Tango em Paris, estrelado por Marlon Brando em 1972. A película ganhou as pautas dos jornais 44 anos depois. A atriz Maria Schneider, que tinha 19 anos na época das filmagens, declarou não ter sido informada sobre o uso da manteiga na famosa cena de estupro que chocou plateias.

Em uma entrevista realizada em 2013, o diretor admitiu ser sentir culpado por não ter avisado à atriz sobre a sequência, mas não se arrepende. Bertolucci diz que queria captar a reação real de Schneider. A atriz faleceu de câncer, em 2011, aos 58 anos, e a polêmica sobre o filme só reacendeu em 2016.

– A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã antes da filmagem. Mas eu me portei de uma forma horrível com Maria, pois não contei a ela o que aconteceria. Eu queria a reação dela como uma garota, não como uma atriz. Eu queria que ela reagisse, como ela fez, sendo humilhada. E acho que ela me odiou, e a Marlon também, pois não contamos a ela o detalhe da manteiga usada como lubrificante. Me sinto culpado, mas não me arrependo. Para fazer filmes às vezes, para obter algo, temos que ser completamente livres. Não queria que Maria atuasse a humilhação, o ódio, eu queria que ela sentisse a humilhação e o ódio. Então ela me odiou pelo resto da vida – disse o cineasta na época.

Leia também1 Disney apresenta primeiro teaser de O Rei Leão
2 Netflix indenizará satanistas após denúncia de plágio
3 Entrevista com Deus alcança 120 mil pessoas na estreia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.