CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Número de curados da Covid-19 no Brasil passa de 400 mil

Cantor sertanejo doa plasma para pesquisa contra Covid

Técnica usa plasma de uma pessoa curada no tratamento de outras que estão com a doença

Rafael Ramos - 16/06/2020 11h41 | atualizado em 16/06/2020 18h41

Mariano, da dupla com Munhoz, doou plasma para testes contra Covid-19 Foto: Reprodução

O cantor Mariano, que faz dupla sertaneja com Munhoz, foi o primeiro a doar plasma sanguíneo no Hemosul de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (15). O material será usado em uma pesquisa coordenada pela Universidade de São Paulo (USP) e parceiros, que utiliza o plasma de um pessoa curada do novo coronavírus no tratamento de outros pacientes que estão com a doença.

Mariano foi infectado no fim de março, no interior de São Paulo, e fez quarentena por 22 dias. Recuperado, ele tomou conhecimento da pesquisa em outros estados e aguardava o início dos testes em Mato Grosso do Sul para fazer a doação.

– Tive o privilégio de encabeçar mais uma campanha. Como fui curado da Covid-19 sou o primeiro doador de plasma para pesquisa de cura do coronavírus! Fica aqui o meu apelo pra você que já venceu essa doença a doar também e ajudar a curar e salvar mais vidas – disse o cantor.

O objetivo da técnica é fazer com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e com um índice de mortalidade menor. O experimento ainda está em fase inicial, mas já vem sendo feito em pacientes graves na rede pública de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Usar o plasma de pacientes recuperados já foi empregado no tratamento da pandemia do vírus influenza H1N1. O estudo pretende recrutar de 80 a 100 doadores no Mato Grosso do Sul. Os critérios são os mesmos da doação de sangue: o indivíduo tem que estar bem alimentado, pesar 55 quilos ou mais e ter entre 18 e 60 anos de idade.

Leia também1 Número de curados da Covid-19 no Brasil passa de 400 mil
2 Covid-19: Nova Zelândia volta a registrar casos da doença
3 Com Covid, Covas confirma que está usando azitromicina
4 Como a flexibilização da quarentena afetou a poluição?
5 Isolamento faz comércio ter pior mês de abril desde 2000

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo