Leia também:
X Google ignora a Páscoa cristã e é alvo de críticas nas redes sociais

Anitta é alvo de acusação de projeto social no Rio de Janeiro

Cantora usou imagem de projeto para promover seu show no Coachella

Monique Mello - 18/04/2022 14h12 | atualizado em 18/04/2022 15h20

Anitta Foto: EFE/ Giorgio Viera

Para a divulgação de seu show no festival Coachella, nos Estados Unidos, Anitta utilizou uma foto sem a autorização de seus realizadores. É o que acusa Anderson Valentim, fotógrafo responsável pela imagem que ilustra o projeto Favelagrafia, no Rio de Janeiro.

Além de não entrar em contato com o fotógrafo, Anitta tampouco creditou a autoria da imagem. De acordo com a denúncia, o fato ocorre pela terceira vez com a mesma foto.

A foto em questão mostra garotos com o rosto coberto, fazendo alusão ao tráfico de drogas. Em vez de armas, eles seguram instrumentos musicais.

Favelagrafia Foto: Reprodução/Instagram

O idealizador do projeto Favelagrafia, André Havt, ponderou que certamente não é a própria Anitta que faz as postagens e garantiu que a intenção da denúncia não é ganhar dinheiro, mas reconhecimento.

– Não estamos atrás de dinheiro, não é sobre isso. É sobre reconhecimento. A gente admira muito o trabalho dela, a trajetória dela. A gente sabe que nem é ela que posta, tem uma equipe por trás disso. A gente não está a fim de treta e confusão. É ela conhecer o projeto. Se ela gostou tanto dessa imagem, conhece esse projeto, olha paras as nossas fotos, os fotógrafos e valoriza eles – disse à coluna Splah, do UOL.

O projeto Favelagrafia foi iniciado em 2016 por nove fotógrafos, com a ideia de passar por nove favelas do Rio de Janeiro para mostrar que a realidade dos moradores vai além de violência.

– O Anderson em 2016 fez essa foto, é uma das fotos do projeto. Essa foto foi exposta no MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). A Anitta veio da periferia e nossos fotógrafos também. Então, a gente sabe o valor da imagem e o trabalho de cada um. Se curte, conhece a gente, chama o Anderson para fazer uma foto dela, um clipe ou põe o nome nos créditos quando usar. Só para a galera se preocupar um pouco. Não é uma mensagem para ela, serve para todo mundo, porque a internet é esse lugar que vale tudo, mas tem um artista do outro lado e vive desse reconhecimento. Ela sabe bem disso – falou Havt.

De acordo com o idealizador, a primeira vez que a foto foi usada por Anitta gerou “orgulho”, devido à popularidade da cantora.

– Quando a Anitta postou uma vez, foi: “Pô, que legal. A Anitta postou” – contou.

No entanto, a segunda e a terceira vez foram o estopim, pois já se tratava de fins publicitários.

– Postou pela segunda vez a foto ligando a divulgação dela no Coachella e depois postou uma terceira vez. Então, já dá para pedir música até no Fantástico. Ela postou a terceira vez e falamos: “Aí, não, né?!”. Já não é um caso de “curti a foto e estou postando”. Ela está usando a foto para divulgar a presença dela no show do Coachella – completou o idealizador do projeto.

 

Leia também1 Bolsonaro ironiza post de Anitta sobre a bandeira do Brasil
2 Anitta bloqueia Bolsonaro no Twitter após ser ironizada
3 Gleisi defende Anitta e ataca o presidente Jair Bolsonaro
4 Revista decide alterar capa após "xilique" de Anitta
5 Especialista faz análise sobre Anitta e sua influência negativa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.