Leia também:
X Após 22 anos, Nachtergaele é dispensado pela TV Globo

Morre em São Paulo, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso

Paulo teve marcante trajetória individual, mas também fez parceria com o irmão gêmeo Chico Caruso

Paulo Moura - 04/03/2023 09h51 | atualizado em 06/03/2023 11h11

Cartunista Paulo Caruso Foto: Reprodução/TV Gazeta

Morreu na manhã deste sábado (4), aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso. A causa da morte não foi divulgada. Ele estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Caruso teve uma trajetória individual marcante, mas também fez parceria com o irmão gêmeo, o cartunista Chico Caruso.

Paulo José Hespanha Caruso nasceu em São Paulo, no dia 6 de dezembro de 1949, e foi caricaturista, ilustrador, chargista e músico. O artista chegou a cursar Arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 70, mas não exerceu a profissão.

Caruso iniciou a vida profissional no jornal Diário Popular no fim da década de 60 e também colaborou com os jornais Folha de São Paulo e Movimento. Nos anos 70, ele foi para o semanário O Pasquim, onde trabalhou ao lado de Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo.

A partir de 1988, o cartunista publicou, na revista IstoÉ, a coluna de humor Avenida Brasil, onde sintetizava vários momentos da história política do país de forma satirizada. Em 1992, ele reuniu centenas de charges políticas, publicadas em jornais e revistas, e lançou um livro que tinha o mesmo nome da coluna.

Paulo Caruso foi premiado diversas vezes ao longo de sua carreira. Entre as mais notáveis premiações está a de melhor desenhista, entregue pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, em 1994. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do cartunista.

Leia também1 Ex-presidente da OAB posta foto com Cabral: "Anos de injustiças"
2 Governo coloca sindicalista para chefiar fundo de pensão do BB
3 Após 22 anos, Nachtergaele é dispensado pela TV Globo
4 Lulista, Luiza Trajano aceita compor comissão do governo
5 Lula irá à China acompanhado de Dilma e Haddad

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.