Leia também:
X Michael Bublé tem novo álbum após período de pausa

Mickey Mouse faz 90 anos como ícone da cultura popular

Minnie completa a mesma idade neste domingo

Jade Nunes - 17/11/2018 13h14

Mickey Mouse completa 90 anos Foto: Reprodução/Instagram

Ícone da cultura popular e de vasta influência no imaginário das pessoas, Mickey Mouse chega aos 90 anos renovado e junto com sua eterna companheira Minnie, que no domingo (18) também atinge essa idade.

Foi em 18 de novembro de 1928 que estreou o curta-metragem O Vapor de Willie (Steamboat Willie), o primeiro no qual Walt Disney sincroniza imagens e sons.

O sucesso do curta-metragem e dos personagens foi imediato, como lembra Becky Cline, diretora dos Arquivos Walt Disney, que afirma que em questão de dias os protagonistas causaram “furor”, segundo informa o jornal local Orlando Sentinel.

Depois surgiu o primeiro curta-metragem colorido, Mickey, o Maestro (The band concert), que estreou em 1935. A produção cimentou a popularidade do emblemático personagem, criado sem nenhum tipo de simbolismo e nem para que fosse elevado a “porta-voz de frustrações ou sátira desdenhosa”, como o lembrou Walt Disney.

– Mickey era simplesmente um personagem pequeno com o propósito de criar risos – disse o fundador do império Disney sobre o seu personagem mais famoso e que lhe proporcionaria seu primeiro Oscar honorário em 1931.

A ideia de criar o rato Mickey surgiu enquanto viajava em um trem desde Nova Iorque até a Califórnia. Embora a princípio o tenha chamado de Mortimer, mais tarde se convenceu a usar o nome atual.

Hoje em dia, Mickey e Minnie são símbolos sociais que por nove décadas inspiraram artistas e desenhistas, entre eles o muralista mexicano Diego Rivera.

Rivera em certa ocasião disse que “a estética do nosso tempo vai reconhecer Mickey como um dos verdadeiros gênios da arte americana da primeira metade do século 20, enquanto espera pela maravilhosa revolução global”.

Uma revolução que hoje se traduz em um universo que trespassou a tela e se estendeu a parques temáticos, cruzeiros, hotéis, roupas, brinquedos e outros produtos de “merchandising” nos quais Mickey é figura central, e que a cada ano geram bilhões de dólares.

De fato, durante o primeiro trimestre deste ano, a Disney registrou um lucro líquido de 4,42 bilhões de dólares (cerca de R$ 16 bilhões), segundo reportou a empresa, que também indicou que seus ingressos durante esse mesmo período aumentaram 3,8%.

A Walt Disney World iniciou as celebrações em 4 de novembro com um especial de duas horas transmitido pela televisão nos EUA através da ABC, de propriedade do conglomerado, e terá atos especiais no domingo nos parques Hong Kong Disneylândia, Xangai Disneylândia, assim como em Orlando, no centro da Flórida.

Em diversas cidades do planeta acontece uma iniciativa de arte global pelo 90° aniversário de Mickey Mouse, na qual foram criadas mostras que abrangem também a moda, os brinquedos e a comida, e que nutre o legado do icônico personagem.

Entre as principais atividades programadas está a mostra Mickey: The True Original Exhibition, que foi inaugurada em 8 de novembro em Nova Iorque e na qual os presentes podem admirar a coleção dos Arquivos da Disney com produtos icônicos que se inspiraram nele ao longo das décadas, assim como o Oscar concedido a Walt Disney em 1932 pela criação de Mickey Mouse.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Céline Dion lança linha de roupas sem gênero para bebês
2 Anitta abre o jogo e fala sobre período de depressão
3 Larissa Manoela dedica nova fase profissional a Deus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.