Leia também:
X Globo prepara corte de 80% na linha de shows, diz colunista

Marcas proíbem posicionamento político de influenciadores

Em contratos, marcas estão inserindo cláusulas para punir posicionamentos políticos

Paulo Moura - 10/10/2021 09h29

Empresas estão proibindo manifestações políticas nas redes Foto: Pixabay

A cobrança para que artistas e influenciadores emitam seus posicionamentos políticos e ideológicos vem crescendo nos últimos tempos, especialmente com a polarização política vivida no Brasil. Se antes os embates ocorriam apenas entre apoiadores da esquerda e da direita, agora até os que deixam de se posicionar têm recebido pressão do público.

Entretanto, muito além da questão ideológica ou da vontade própria de não comentar temas políticos, o fator financeiro começa a aparecer como explicação para a ausência de manifestações de muitos influenciadores a respeito do tema nas redes. É o que indica o trecho de um contrato revelado pelo colunista Leo Dias, do site Metrópoles.

De acordo com a publicação, um contrato fechado entre uma produtora de conteúdo e uma marca deixou claramente explícito que ela não poderia se manifestar a respeito de qualquer ideologia e/ou posicionamento político em suas redes sociais, do contrário, teria seu contrato rescindido, além de sofrer possíveis penalidades.

– Durante a vigência do Contrato, a Contratada não poderá se pronunciar e nem se manifestar, em rede social, a respeito de qualquer ideologia e/ou posicionamento político, sob pena de rescisão imediata do presente Contrato, bem como, eventual aplicação de penalidades pelos prejuízos causados à imagem da Contratante – diz o termo.

Leia também1 Ator do Teatro Bolshoi morre em acidente no palco durante ópera
2 Bolsonaro: 'Pode ter certeza que não terá sacanagem nas eleições'
3 Professora é agredida após pedir para aluna guardar celular
4 Bolsonaro denuncia chantagem para abrir mão de Mendonça
5 Cinco pessoas são executadas na fronteira entre Brasil e Paraguai

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.