Leia também:
X Kleber Lucas grava clipe de Acredita Só Mais Um Pouco

Ludmilla perde processo contra Val Marchiori por injúria racial

Justiça avaliou que socialite exerceu a "liberdade de expressão" ao comparar cabelo da cantora a "bombril"

Gabriela Doria - 26/03/2021 16h06 | atualizado em 26/03/2021 17h29

Val Marchiori e Ludmilla travam batalha na Justiça Foto: Reprodução

A cantora Ludmilla perdeu na Justiça um processo movido contra a socialite Val Marchiori, em que acusa a empresária de injúria racial. A denúncia foi apresentada após Val comparar o cabelo da funkeira a um “bombril”. A declaração aconteceu no Carnaval de 2016, quando Ludmilla desfilou pelo Salgueiro.

De acordo com a sentença da juíza, Val Marchiori exerceu sua “liberdade de expressão” ao comentar sobre a aparência de Ludmilla.

– Em que pese ter sido proferida uma observação de natureza ácida, veiculando opinião em tom de crítica dura, não é possível se extrair dos fatos supracitados qualquer intenção de desqualificar ou ofender a autora em decorrência de sua cor de pele, tampouco de ridicularizá-la ou depreciar a pessoa. O que se vê, em verdade, é que a conduta da apelante se insere no exercício do seu direito de crítica, derivado da liberdade de informação e de expressão – diz um trecho da decisão da 14ª Câmara Cível.

Em suas redes sociais, a socialite comemorou a decisão e escreveu em seus stories “justiça seja feita”.

Já Ludmilla desabafou em seu Twitter após ser informada da decisão. A cantora afirmou que “racismo não é liberdade de expressão”, fazendo referência às palavras usadas pela juíza na decisão.

– Racismo não é liberdade de expressão. “‘Sofreu racismo?’ ‘Fácil, vai lé e denuncia’. ‘Lugar de racista é na cadeia’. ‘Vocês reclamam demais. E só ir pra justiça..’ Vocês perceberam agora que não é fácil como parece? Essa não é a primeira, segunda ou terceira denuncia que eu faço. Eu também não sou a primeira a passar por isso e, infelizmente, não sou a única. Eu não me faço de vítima. Eu sou. Tá provado. Mas a estrutura desse país é tão racista que eles têm a audácia de recorrer e, ainda por cima, comemorar a vitória no Instagram – escreveu.

A assessoria de imprensa da cantora também emitiu nota em que afirma que recebe a decisão da Justiça “com surpresa”.

– É lamentável, ainda, que a ré comemore uma vitória sobre o preconceito como vem fazendo em suas redes sociais. É lamentável que a branquitude celebre o horror que é o racismo. Esta decisão mostra o quão difícil é lutar contra o racismo que atinge todas as estruturas do país – disse a nota.

PROCESSO SE ARRASTA
Antes da decisão da 14ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que deu vitória a Val Marchiori, Ludmilla já havia ganho o processo contra a socialite por duas vezes. O último despacho em seu favor determinou que Val pagasse uma indenização de R$ 30 mil por injúria racial. A empresária recorreu e recebeu sentença favorável desta vez.

Leia também1 Globo 'sofre' em 2020, perde receitas e vê o lucro despencar
2 Xuxa publica vídeo pedindo o 'cancelamento' da Covid-19
3 Felipe Heiderich assume que é bissexual e cita "mãe em choque"
4 Covid: Agnaldo Timóteo pode deixar a UTI na próxima semana
5 Famosos gravam vídeos para apoiar calouros da FGV

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.