Leia também:
X Internado, ator José Mayer manda mensagem ao público

Justiça mantém canal de Monark no YouTube desmonetizado

Youtuber foi desmonetizado ao defender a existência de "um partido nazista legalizado no Brasil"

Paulo Moura - 19/02/2023 14h50 | atualizado em 22/02/2023 16h35

Monark
Monark Foto: Reprodução/YouTube/FlowPodcast

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu manter a desmonetização do canal do influenciador Monark no YouTube. A retirada da monetização foi feita pela plataforma em fevereiro de 2022 após Monark defender a existência de “um partido nazista legalizado no Brasil”. A decisão é da 6ª Câmara de Direito Privado do TJSP.

De acordo com a relatora do processo, a desembargadora Ana Zomer, “não há dúvida” de que o comentário proferido por Monark, e admitido por ele no processo, teria representado uma afronta à política do YouTube e ao ordenamento jurídico brasileiro.

– A infeliz comparação do agravante, aventando a possibilidade de criação de um partido nazista como medida de igualdade em consideração à existência do Partido Comunista Brasileiro, oblitera e aniquila dispositivos do ordenamento jurídico – justificou a magistrada.

A desembargadora ainda declarou que a “liberdade de expressão não é direito absoluto, como não são todos os outros direitos, de forma que cumpre ao próprio agravante observar um patamar civilizatório mínimo ao conviver e se comunicar”.

– Não cabe falar, portanto, em censura ou excesso no ato praticado pelo Google, mas mero cumprimento de dispositivos contratuais públicos, diga-se de passagem, acessíveis a qualquer um que queira conhecê-los previamente – defendeu a desembargadora.

Monark havia acionado o Judiciário por considerar que não poderia ser atingido com a desmonetização de seu canal porque a alegada infração à política do YouTube ocorreu em outro perfil. O influenciador ainda justificou que o vídeo no qual ele proferiu a declaração alvo da plataforma já teria sido removido e que ele já teria reconhecido o excesso cometido em sua fala.

Leia também1 Vídeo de fantasia de Sabrina Sato recebe repúdio de cristãos
2 Bolsonaro encontra membros de universidade cristã na Flórida
3 Havan distribui mais de R$ 60 milhões aos funcionários
4 Goleiro do Ituano de 21 anos é encontrado morto em casa
5 USP: Alunos exigem que Janaina Paschoal comprove vacinação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.