Leia também:
X Fátima Bernardes passa por cirurgia no ombro esquerdo

Jovem cristão viraliza no TikTok e conta seu segredo de sucesso

Matheus Ferreira está próximo de conquistar um milhão de seguidores

Mayara Macedo - 13/10/2021 15h30

Matheus Ferreira no estúdio do Pleno.News Foto: Pleno.News/Natalia Lopes

Durante o ano de 2020, período mais tenso da pandemia da Covid-19, o aplicativo TikTok ficou em alta. Foi na plataforma de vídeos que diversas pessoas começaram a produzir conteúdo e foram ficando conhecidas na internet. Este é o caso do cantor e fotógrafo Matheus Ferreira. O jovem de 26 anos, morador da cidade de Araruama, no Rio de Janeiro, destacou-se no nicho cristão usando o humor.

Matheus começou a publicar vídeos de forma despretensiosa, quase sempre abordando o ambiente eclesiástico. Logo nas primeiras publicações, o tiktoker recebeu um feedback positivo dos usuários, e foi uma questão de tempo até ele alcançar milhares de seguidores na plataforma de vídeos. Perto de bater a marca de um milhão de seguidores, Matheus Ferreira conversou com o Pleno.News sobre a nova febre entre os jovens e o seu papel de influenciador cristão.

Como surgiu a ideia de começar a produzir conteúdo para o TikTok?
Surgiu na pandemia. Eu sou fotógrafo. Os trabalhos foram quase zerados. No comecinho da pandemia então, zerou tudo. Todos os ensaios fotográficos acabaram; os eventos também. E, aí, eu falei: “Meu Deus, o que eu vou fazer?” Não foi nada proposital. Como eu não estava fazendo nada e moro com meu pai, então foi mais tranquilo, financeiramente falando, para mim. Falei: “Ah, vou começar a produzir uns vídeos para o TikTok”, a plataforma que eu vi que estava crescendo muito, e aí eu comecei a ter várias ideias de vídeos engraçados, e, logo de cara, [tudo] começou a ir muito bem.


Matheus Ferreira – Podcast #77
Pleno.News - 13/10/2021

Você brinca muito com algumas questões da igreja. Você é cristão, e existe, sim, um nicho no TikTok de uma galera que é cristã. Você brinca muito com as perguntas. Você começou a fazer isso naturalmente?
Não foi nada pensado. Eu vi que já tinham pessoas respondendo caixinhas de pergunta no Instagram, pessoas que nem eram do nicho cristão. E, aí, eu comecei a abrir caixinha de pergunta no Instagram, e começaram a surgir muitas perguntas. Na verdade, desde o início, lá no TikTok, eu comecei a produzir humor. Era humor e ponto. Não era humor cristão, embora, pela minha conduta, pelos meus princípios cristãos, eu sempre fiz um humor que eu sabia [estar] nos meus limites. O Espírito Santo sempre me guiou muito até onde eu poderia ir. Mas, quando eu abri para o Instagram e comecei a produzir esse conteúdo para o Instagram, eu comecei a abrir caixinha de pergunta, e foram vindo muitas perguntas e de cunho da nossa realidade, realidade do cristão, nossa realidade dentro da igreja, e eu comecei a responder esse tipo de pergunta, e foi meio que um ciclo vicioso: quanto mais eu respondia, mais as pessoas cristãs compartilhavam, mais perguntas faziam, e foi assim.

Quando foi que você percebeu que era “famoso”?
O momento talvez seja agora? (risos) Ainda está caindo a ficha pra mim. Agora, a gente está podendo viajar um pouquinho mais; então, eu já precisei ir algumas vezes a São Paulo, e vi gente me reconhecendo em São Paulo. Eu fui parado na Av. Paulista algumas vezes quando fui passear lá. Falei: “Gente, como isso é possível?” Teve gente que me filmou no restaurante e postou na internet. Eu sou de Araruama, e o pessoal está feliz por eu estar em São Paulo! Não entra na minha cabeça as pessoas me conhecerem e estarem surpresas por eu estar na maior cidade do Brasil.

* Você pode ouvir a entrevista com Matheus Ferreira em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Leia também1 Especial Dia das Crianças: Veja os cantores gospel na infância
2 Pastores criticam Superman bissexual: 'Destruição da família'
3 Cristina Mel sobre Round 6: 'Não deixem roubar a inocência do seu filho'
4 Por "propósito de Deus", juíza abre mão de salário de R$ 57 mil
5 Após novo desabafo, ex-marido abre B.O. contra Isadora Pompeo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.