Leia também:
X “Medalhões” do tráfico no RJ participam de festa da Globo

Instituto Luisa Mell muda nome e diz que ativista nunca doou

Entidade disse que a decisão de mudar o nome foi tomada para "despersonificar" o trabalho

Paulo Moura - 30/04/2023 09h48 | atualizado em 02/05/2023 19h06

Luisa Mell Foto: LEO FRANCO / AgNews

O Instituto Luisa Mell, entidade conhecida pelo resgate e recuperação de animais em situação de risco, decidiu mudar de nome e não terá mais a identificação da ativista da causa animal. A partir de agora, o local se chamará Instituto Caramelo, em homenagem ao nome que é dado aos cachorros vira-latas.

Em uma nota sobre a mudança, o grupo informou que a opção de carregar o nome de Luisa Mell nos últimos anos foi “para ajudar o maior número de animais possível, partindo de uma marca conhecida com um trabalho real por trás”. No entanto, a entidade diz que Luisa nunca doou qualquer dinheiro para a iniciativa.

– Ao contrário do que muitos pensam, a Luisa nunca colocou dinheiro algum no Instituto. Nenhuma doação sequer. Foi dinheiro de outras pessoas do grupo e de doações que fizeram as coisas funcionarem ao longo desses anos – escreveu a página nos comentários de uma publicação no Instagram em resposta a uma seguidora.

Em outro trecho da nota de esclarecimento, os responsáveis informaram que a decisão por mudar o nome do local foi tomada para “despersonificar o trabalho e separar posturas e interesses individuais do propósito do grupo” e que “foi fruto de muita conversa, entendimento e planejamento”.

– Toda nossa equipe se mantém, os animais seguem no abrigo e o nosso espaço, que foi cedido e construído com recursos particulares de uma das fundadoras, permanece o mesmo – completaram os responsáveis.

POLÊMICA COM O CASO DA CAPIVARA FILÓ
Luisa Mell passou a ser alvo de críticas, nas redes sociais nos últimos dias, após ser acusada de ser a responsável por denunciar ao Ibama o influenciador Agenor Tupinambá, conhecido na internet por gravar vídeos com uma capivara que recebeu o nome de Filó. Agenor teve de entregar o animal ao órgão federal.

A ativista se defendeu das acusações e afirmou que ficou sabendo do caso pela imprensa, “depois que já estava a maior confusão”. Ela alegou que não foi a responsável pela denúncia do ocorrido ao Ibama.

– As pessoas agora inventam que fui eu que denunciei, sério, olha que loucura que virou essa internet! E todo mundo falando como se fosse uma verdade, não é verdade isso – frisou.

Na sequência, ela disse que ligou para o Ibama “abismada”, defendendo Agenor, que foi forçado a entregar a capivara para o Ibama, multado em R$ 17 mil e acabou denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração de animais silvestres.

– Quando eu soube, eu liguei abismada, falando “não, não pode fazer isso”. E aí veio assim: “Ah, você não sabe do caso”. Porque eu falei assim “não tem maus-tratos”. Aí eles falaram “são os outros animais que morreram”. [Disseram] que tinha morrido uma bicho-preguiça recém-nascida, uma outra bicho-preguiça, e que eles achavam estranho como que toda hora estava aparecendo um filhote ali. Aí, eu realmente dei um passo para trás – acrescentou.

Leia também1 Luisa Mell é criticada por se envolver em caso da capivara Filó
2 Carnaval: Luisa Mell critica uso de penas de faisão em fantasia
3 Após polêmica, Agrishow decide cancelar cerimônia de abertura
4 Desemprego cresce neste início de governo Lula e vai a 8,8%
5 YouTube alerta para ameaça à liberdade de expressão no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.