Leia também:
X Felipe Neto volta a ter selo azul e acusa Twitter de falsificação

Humorista morre aos 89 anos após cirurgia no quadril

Intérprete de uma drag, Barry Humphries chegou a dizer que ser trans era uma "moda"

Pleno.News - 23/04/2023 12h49 | atualizado em 24/04/2023 10h51

Barry Humphries como Dama Edna Foto: BIANCA DE MARCHI/EFE/EFEVISUAL

O comediante australiano Barry Humphries morreu neste sábado (22), aos 89 anos, em um hospital de Sydney, em consequência de complicações derivadas de uma recente cirurgia no quadril, segundo informou sua família.

Humphries, também conhecido por seus alter egos Dama Edna Everage e Sir Les Patterson, apareceu ao longo de sua carreira em mais de 20 filmes – incluindo um papel na trilogia O Hobbit e a dublagem do tubarão Bruce de Procurando Nemo – e foi autor de vários livros de humor.

Humphries criou Dama Edna na década de 50, quando ainda morava na Austrália, como uma sátira às donas de casa do subúrbio, inspirado em sua própria mãe.

Nascido na cidade australiana de Melbourne em 1934, sua primeira grande chance veio depois de se mudar para Londres em 1960, quando foi escalado para uma produção teatral, e alcançou fama mundial por meio de seus programas de televisão nas décadas de 80 e 90.

Barry Humphries descaracterizado Foto: JULIAN SMITH/EFE/EFEVISUAL

O comediante recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Lifetime Achievement Award no British Comedy Award de 1999 e um Tony Award por seu show Dame Edna: The Royal Tour em 2000.

Seu alter ego, Dama Edna, chegou a conhecer e apertar a mão da rainha Elizabeth II, em 1977.

Entre outras condecorações, destaca-se a sua nomeação em 1982 como Oficial da Ordem da Austrália e em 2007 como Comandante da Excelentíssima Ordem do Império Britânico.

O Melbourne Comedy Festival nomeou seu principal prêmio entre 2000 e 2019 como “Barry Award” em homenagem ao comediante, embora seus comentários considerados polêmicos sobre transexualidade tenham resultado na mudança de nome dos prêmios. Em uma entrevista ao jornal Spectator, em 2018, Humphries disse que ser transgênero era uma “moda”.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, prestou homenagem nas redes sociais ao comediante que “nos divertiu através de uma galáxia de personagens”.

*EFE

Leia também1 Cantora sertaneja morre após capotar o carro em Ribeirão Preto
2 Maíra Cardi é batizada no Rio Jordão e pedida em casamento
3 Pai de autista, Mion se choca com fala de Lula sobre deficientes
4 Lula se desculpa por fala sobre pessoas com deficiência
5 Surpresa! Mãe de dez filhos está grávida de gêmeos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.