Leia também:
X Ubirany, integrante do Fundo de Quintal, morre de Covid-19 no RJ

Vida de policial: Veja filmes que mostram as suas dificuldades

A arte imita a vida: a difícil rotina de um policial exibida nas telonas

Monique Mello - 11/12/2020 12h30

A dura rotina de polciais é retratada constantemente no cinema
A dura rotina de policiais é retratada constantemente no cinema Foto: Montagem/Reprodução

Ter alguém para policiar e vigiar as atitudes das pessoas dentro da sociedade se tornou necessário há muito tempo, quando a convivência passou a fugir do controle. Na Espanha Medieval e na Grécia Antiga, por exemplo, já existiam equipes de polícia. São vistos como necessários para fazer a lei ser cumprida e isolar aqueles que estão prejudicando a vida coletiva.

Muitas vezes, a exposição aos riscos constantes da profissão tem repercussões importantes na forma como os policiais estabelecem e mantêm os laços sociais, os relacionamentos, a inserção na comunidade e o contato com a família. O Pleno.News reuniu oito filmes que mostram o dia a dia desafiador desses profissionais.

MARCADOS PARA MORRER, 2012

Marcados Para Morrer, Califórnia Filmes
Marcados Para Morrer, Califórnia Filmes

Taylor (Jake Gyllenhaal) e Zavala (Michael Peña) são dois jovens policiais de Los Angeles, que arriscam suas vidas todos os dias patrulhando os bairros mais perigosos da cidade. Após uma operação rotineira, os oficiais confiscam uma pequena quantia em dinheiro que pertencia a um traficante local.

A apreensão faz com que os tiras se tornem alvo de um cartel, mas isso não significa que irão colocar o pé no freio. O longa mostra os policiais conciliando os perigos do dia a dia no trabalho com momentos importantes de suas vidas pessoais.

OS REIS DA RUA, 2008

Os Reis da Rua, Millenium Films
Os Reis da Rua, Millenium Films

Tom Ludlow (Keanu Reeves) é um veterano policial que enfrenta problemas desde a morte de sua esposa e tenta o quanto possível cumprir seu dever de forma correta. Quando descobre que seu colega de trabalho foi executado ele passa a combater o sistema que vigora na polícia local, o mesmo o qual fez parte e defendeu ao longo de toda sua carreira. Isto faz com que questione a lealdade de todos ao seu redor, incluindo a do capitão Jack Wander (Forest Whitaker), seu mentor.

SICÁRIO: TERRA DE NINGUÉM, 2015

Sicário: Terra de Ninguém, Paris Filmes
Sicário: Terra de Ninguém, Paris Filmes Foto: Reprodução

Na crescente fronteira sem lei entre os Estados Unidos e o México, uma agente do FBI (Emily Blunt) é exposta ao mundo brutal do tráfico internacional de drogas por membros de uma força-tarefa do governo (Josh Brolin e Benicio Del Toro) que a escalam em seu plano para derrotar o chefe de um cartel mexicano. O longa leva o público, juntamente com a protagonista, a descobrir aos poucos o seu verdadeiro papel na operação.

SEVEN: OS SETE CRIMES CAPITAIS, 1995

Seven: Os Sete Crimes Capitais, New Line Cinema
Seven: Os Sete Crimes Capitais, New Line Cinema Foto: Reprodução

Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma perigosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

A trama do diretor David Ficher leva o público a acompanhar a investigação gradativamente (o longa dura um pouco mais de duas horas) , conforme eles avançam na investigação, coletando as evidências de cada um dos sete crimes. O filme é constantemente lembrado em listas de finais surpreendentes.

MÁQUINA MORTÍFERA, 1987

Máquina Mortífera, Warner Bros Pictures
Máquina Mortífera, Warner Bros Pictures Foto: Reprodução

Já considerado um clássico do gênero “dupla de tiras” e que inspirou muitos outros posteriores. Mel Gibson vive um policial que está sempre no seu limite e Danny Glover espera apenas a sua aposentadoria chegar. Eles se tornam parceiros para lutar contra uma quadrilha de traficantes de drogas, composta por ex-militares da guerra do Vietnã.

DIA DE TREINAMENTO, 2001

Dia de Treinamento, Warner Bros Pictures
Dia de Treinamento, Warner Bros Pictures Foto: Reprodução

O policial Jake Hoyt (Ethan Hawke) tem apenas 24 horas para decidir até onde pretende ir para “servir e proteger”. Quando ele recebe uma proposta de teste para se juntar à equipe de Alonzo Harris (Denzel Washington), veterano agente da divisão de narcóticos da polícia de Los Angeles, ninguém duvida que ele tenha tirado a sorte grande.

Ser um investigador sempre foi seu sonho. Hoyt terá apenas um dia para lançar mão de todos os seus recursos e provar para o truculento Harris que é o homem certo para seu time. O longa mostra o já conhecido paradoxo entre o policial corrupto e o policial novato que só deseja seguir as regras.

CORAJOSOS, 2011

Corajosos, Sherwood Pictures
Corajosos, Sherwood Pictures

Como policiais, Adam Mitchell, Nathan Hayes e seus parceiros enfrentam o pior que o mundo pode oferecer. No entanto, no final do dia, eles enfrentam um desafio para o qual nenhum deles está preparado de verdade: a paternidade.

O longa é um drama sobre policiais que vivem o dilema de servirem de exemplo para seus filhos. Esse é o quarto lançamento da Sherwood Pictures, o ministério de cinema de Sherwood Church, que já lançou filmes como Á Prova de Fogo, Desafiando Gigantes e A Virada.

CRIME SEM SAÍDA, 2019

Crime Sem Saída, MWM Studios
Crime Sem Saída, MWM Studios

Um detetive da polícia de Nova Iorque recebe um complexo desafio no trabalho: ele precisa achar e prender um assassino de policiais que está à solta na cidade. Realizar a prisão do criminoso implicaria em recuperar a honra que ele perdeu durante algumas tarefas mal executadas nos últimos anos.

No entanto, quanto mais ele avança na investigação, mais ele percebe que os assassinatos se tratam de uma conspiração assombrosa entre criminosos e membros de sua própria categoria. Um dos últimos trabalhos do ator Chadwick Boseman, que faleceu em 2020.

 

Leia também1 Policiais mortos até setembro de 2020 superam total de 2019
2 Homem-Aranha 3 pode reunir os 3 atores que já viveram o herói
3 Deputado critica desenho livre da Netflix que exibe beijo gay
4 Porta-voz da PM exonerada no RJ assume comando de batalhão
5 Lista de melhores atores do século inclui uma brasileira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.