Leia também:
X Esposa de Sérgio Moro tieta Danilo Gentili em Veneza

Turma da Mônica ensina sobre educação fiscal e financeira

Instituto Mauricio de Sousa, Secretaria do Tesouro Nacional e PNUD criaram gibi educativo

Ana Luiza Menezes - 11/01/2019 20h59 | atualizado em 14/01/2019 11h32

Gibi educativo ensina sobre saúde financeira, gestão das contas públicas, transparência fiscal Foto: PNUD Brasil/Maíra Galvão

Com o objetivo de investir na formação de pequenos cidadãos, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Ministério da Economia fizeram uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. A iniciativa, que também teve apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, lançou o projeto Em Busca do Tesouro.

Desenvolvido para as crianças, os gibis trazem os personagens da Turma da Mônica em histórias que ensinam temas como saúde financeira, gestão das contas públicas e transparência fiscal. Os órgãos envolvidos defendem que participar das escolhas públicas e acompanhar a gestão do dinheiro de todos é um direito cujo exercício deve ser estimulado ainda na infância.

O piloto do programa foi aplicado de forma promissora no final de 2018, em nove escolas no estado de Goiás, sendo sete delas públicas, uma privada de educação pública e uma privada. Foram alcançados 732 estudantes dos 4º, 5º e 6º anos.

O conteúdo sobre educação financeira e fiscal foi contextualizado por histórias vividas pela Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e sua turma. A receptividade dos alunos e professores foi avaliada de maneira positiva pelos executores do projeto.

Crianças receberam os gibis Foto: PNUD Brasil

Agora o passo a ser dado em 2019 é uma avaliação de impacto que ampliará o público-alvo para até 30 mil meninos e meninas de escolas do Distrito Federal. De acordo com o líder do Programa Tesouro Educacional e auditor federal de Finanças e Controle, Antonio Barros, a iniciativa vai auxiliar na construção de um debate propício ao desenvolvimento e à consolidação da democracia brasileira.

– Há uma questão de educação para cidadania e outra, até mais prática, de bom funcionamento do Estado. São os cidadãos que aportam recursos financeiros aos governos, por meio dos tributos, para que políticas públicas que desenvolvem a sociedade sejam produzidas. Há, portanto, uma expectativa de garantias democráticas e provisão de serviços por parte do poder público – explicou.

Como agente promotor da estabilidade da economia, o Tesouro Nacional tem um papel significativo. E para a analista de projeto do PNUD Brasil, Luciana Medeiros Brant, os projetos assinados entre a STN e o PNUD têm como finalidade apoiar o Tesouro com estudos e ações que visem melhorar a qualidade das políticas públicas e apoiar na consecução de uma política fiscal sustentável, melhorando também a comunicação da Secretaria com diversos públicos.

A especialista explica que o projeto com a Turma da Mônica visa ensinar as crianças e adolescentes sobre a importância da gestão dos recursos, a atuação do governo e a responsabilidade de cada um para que tenhamos um país melhor e mais produtivo.

O QUE SE ESPERA
Além de disseminar conceitos como equilíbrio e transparência das contas estatais, a STN espera promover a educação fiscal e financeira por meio de informações sobre a função social dos tributos. Outra pauta discutida pela iniciativa é o necessário controle cidadão dos gastos públicos.

Do ponto de vista institucional, a ideia é fazer com que crianças, jovens e adultos entendam quais são as funções de administração financeira do Estado e quais são os dados produzidos e consolidados pelo Tesouro Nacional. Com isso, além de sensibilizar a população brasileira, a Secretaria quer fomentar o monitoramento da administração pública.

Leia também1 Primeiro desenho de Tintim completa 90 anos
2 A turma do 3Palavrinhas anuncia show em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.