Salgado ingressa na Academia de Belas Artes da França
Fotógrafo é o primeiro brasileiro a tomar posse na instituição
Jade Nunes - 06/12/2017 10h50 | atualizado em 06/12/2017 20h06

O fotógrafo Sebastião Salgado tomará posse em Paris, nesta quarta-feira (6), na Academia de Belas Artes da França. Ele ocupará a cadeira do também fotógrafo Lucien Clergue (1934-2014). Esta é a primeira vez que um brasileiro ingressa na academia.
O setor fotográfico da instituição francesa foi criado há 10 anos e é um dos que possui menos integrantes entre as 52 cadeiras. Atualmente, além de Salgado, os franceses Jean Gaumy e Yann Arthus-Bertrand e o marroquino Bruno Barbey compõem o quadro.

O brasileiro, que vive em Paris desde 1960, é conhecido pelos longos períodos em que se dedica a um projeto. Há quatro anos ele fotografa tribos indígenas na Amazônia, e ainda deve ter mais dois pela frente.
O último trabalho que expôs foi Gênesis, em 2013, em que capturou imagens de regiões isoladas do planeta. Salgado viajou por 30 países e transformou os ensaios em livro. Aos 73 anos, ele é considerado um dos mais importantes fotógrafos do mundo.
LEIA TAMBÉM
+ Revista elege as melhores séries de TV da história. Veja!
+ Animação sobre cachorros abrirá Festival de Berlim