Leia também:
X Padre Marcelo Rossi participa do especial Paixão de Cristo

Saiba qual a importância da representatividade nos filmes

Psicólogo Augusto Jimenez explica como a questão influencia crianças e jovens

Jade Nunes - 12/03/2018 11h21 | atualizado em 12/03/2018 12h42

O Oscar, considerado o mais importante prêmio do cinema, mostrou no dia 4 de Março a importância da representatividade nos filmes. Seja nos discursos das estrelas ou nas películas que concorriam, o certo é que as pessoas querem se enxergar nas histórias que assistem.

Diferente do que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, em que o cinema retratava o american way of life, a indústria percebe que é necessário acompanhar a realidade das pessoas e que cada uma delas é diferente. A questão fica mais evidente ainda quando se trata de minorias: negros, mulheres, estrangeiros, deficientes físicos ou mentais, por exemplo.

– A questão dos filmes apresentarem estereótipos deve ser algo debatido nas salas de aula e também com os pais e responsáveis pelas crianças. Acredito que essa seja uma responsabilidade de toda e qualquer instituição de ensino. Na Minds Idiomas, em que temos mais de 8.000 crianças aprendendo inglês, e que o contato com filmes é algo constante já que são na língua inglesa, sempre usamos animações e curtas que representem as crianças, fugindo dos estereótipos – explica o psicólogo da Minds Idiomas, Augusto Jimenez.

Confira a lista de Augusto Jimenez de filmes com representatividade!

1. Mulher Maravilha
O primeiro filme que traz uma heroína como protagonista mostra que elas têm a mesma importância dos heróis. A questão da igualdade de gênero é abordada na produção. Por meio do filme, as crianças enxergam que as oportunidades devem ser iguais para todos, independentemente de ser mulher ou homem.

2. Pantera Negra
O primeiro filme de herói com protagonistas negros está quebrando diversos recordes e já ultrapassou 1 bilhão de dólares em arrecadação de bilheteria. Nos quadrinhos, o Pantera Negra já existe há mais de 50 anos. Crianças e jovens negros, que quase nunca se veem representados nas telas, têm acesso a uma super produção com elenco majoritariamente afro-descendente.

3. Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força
O trio protagonista deste episódio da saga é composto por um latino, uma mulher e um negro. Apesar do produtor do filme, Bryan Burk, ter afirmado que a questão da representatividade nem deveria ser discutida e sim ser algo natural, já enraizado, o filme ajudou milhares de crianças a se enxergarem na história. Principalmente quando falamos dos estrangeiros e problemas que imigrantes enfrentam no dia a dia. A saga já se passa em uma galáxia multicultural e inclusiva. Vale a pena conferir os demais filmes.

4. Extraordinário
O filme que tem como pano de fundo o livro, de mesmo nome, da escritora R.J.Palacio, mostra a vida de um menino portador da Síndrome de Treacher Collins. A deformidade que o personagem tem no rosto é significativa e a narrativa mostra a relação dele com os colegas de escola e as demais ações do seu dia a dia. O filme ensina alguns valores para crianças e adultos, como superação, respeito às diferenças e empatia.

Leia também1 Nas telonas, Liam Neeson encara conspiração criminosa
2 Crítica: Filme desmistifica imagem de Maria Madalena

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.