Leia também:
X Planetário da Gávea prepara sessão para crianças

Rio de Janeiro recebe o Rio Wine and Food Festival

O evento acontece em agosto e promete ensinar sobre gastronomia e vinhos

rio wine food 2017

Rio Wine & Food Festival 2017

Jade Nunes - 11/07/2017 12h32 | atualizado em 11/07/2017 17h47

O Rio de Janeiro irá receber o Rio Wine and Food Festival (RWFF) entre os dias 21 e 27 de agosto. O evento tem a proposta de ensinar sobre gastronomia e vinho, além de discutir o segmento. O RWFF acontecerá em vários pontos da cidade, da Zona Norte à Zona Sul. A ideia é mostrar que a bebida pode ser democrática e não elitista.

A edição de 2017 terá seu calendário ampliado para nove dias. Isso acontecerá por causa da abertura informal no CADEG (Mercado Municipal do Rio de Janeiro). Produtores do mundo inteiro já confirmaram presença no evento.

Antes do dia 21, acontecerá uma abertura informal. No dia 19 de agosto, no CADEG, quem comparecer terá a oportunidade de provar vinhos em diversas atrações. Acontecerá festivais de vinho em taça com preços acessíveis, promoção em restaurantes, palestras, uma Master Class e um inédito Encontro de Confrarias. No mercado municipal também terá música ao vivo.

Confira destaques da programação:

Abertura oficial
Acontece no dia 21 de agosto com um jantar de gala para convidados. Serão entregues os troféus Vinha Velha para empresas e personalidades que se destacam no mercado de vinhos, além do troféu de Sommelier do Ano, concurso realizado em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers-RJ.

Seminário
Na terça-feira (22), das 8h às 17h, acontece o Seminário Vinho & Negócios. Promovido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, tem entrada franca (mediante inscrição). Nesta mesma noite, um evento original e de grande charme rouba a cena: o Degusta Talk Show, no qual uma personalidade é entrevistada enquanto o público prova seus vinhos.

Feira Show de Vinhos
A Feira Show de Vinhos acontece no dia 24, quinta-feira, no Clube Piraquê. Este ano a Feira, que conta com o apoio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, terá uma série de ações sobre vinhos brasileiros, tornando a ALA BRASIL ainda mais atraente e visitada.

Master classes
O Clube Piraquê irá receber, também no dia 24, as Master Classes.  Na ocasião os participantes poderão desfrutar da prova O Melhor do Uruguai. A atração fará um verdadeiro passeio pelo país vizinho através de 11 rótulos, entendendo cada terroir, casta e processo de elaboração. O evento também vai falar sobre os vinhos da Nova Zelândia. Haverá ainda um desafio às cegas: Brasil X Resto do Mundo, que vai confrontar os espumantes brasileiros com rótulos bem cotados de outros países.

Brasil
A degustação “Brasil de Guarda”, com rótulos a partir da década 1970, será outro destaque. A iniciativa propõe reafirmar a capacidade de envelhecimento dos vinhos nacionais, comprovando como os produtos brasileiros evoluiram.

O RWFF oferece ao longo da semana outras ações que prometem ser atraentes para o público. Algumas delas são as promoções em supermercados, lojas, restaurantes, wine diners e menus harmonizados pela cidade. Confira as informações completas no site.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.