Leia também:
X Zinho casa a filha e Bruna Marquezine é madrinha

Primeiro museu inaugurado no Brasil completa 200 anos

Seminário gratuito debate trajetória de implantação dos centros culturais no país

Camille Dornelles - 30/07/2018 08h46

Museu Nacional foi criado em 1818 Foto: EFE/Marcelo Sayão

O Museu Nacional, primeiro instituto museológico inaugurado no Brasil, completou 200 anos em junho. Para celebrar esta data, começa nesta segunda-feira (30) um seminário sobre a trajetória dos museus no país.

O evento 200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas é promovido no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro até o dia 3 de agosto. Ele debate o processo de consolidação dos museus, sua diversidade e particularidades da cultura brasileira.

– É fundamental desenvolver uma reflexão sobre as histórias e memórias, não só para identificarmos suas contribuições para a cultura do país, mas principalmente para melhor compreender as potencialidades e os desafios que se colocam, no momento presente, para o exercício de seu papel de agentes no processo de construção de uma sociedade solidária – relata o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Araújo.

A entrada é gratuita, mas os interessados devem chegar uma hora antes para pegar a senha. O seminário é realizado de quarta a segunda-feira.

PRIMEIRO MUSEU
O primeiro museu inaugurado no Brasil foi o Museu Real, rebatizado de Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele fica localizado dentro do parque Quinta da Boa Vista, na Zona Norte da capital carioca.

O centro foi criado por Dom João VI em 6 de junho de 1818 e buscava ampliar o conhecimento das ciências naturais no Brasil. O local foi preservado e, em 1938, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ele reúne mais de 20 milhões de peças e oferece cursos de pós-graduação e também de extensão universitária.

Leia também1 Flordelis sobre exposição: 'Não sejam intolerantes, respeitem'
2 Museu em Jerusalém mostra a vida na época de Jesus
3 Em Israel, príncipe William visita o Museu do Holocausto

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.