Leia também:
X Nos EUA, fã beija o chão por onde Beyoncé passou

Primeiro desenho de Tintim completa 90 anos

Personagem é o mais famoso repórter dos quadrinhos

Jade Nunes - 10/01/2019 08h13 | atualizado em 10/01/2019 13h07

Bélgica comemora aniversário de Tintim com vários eventos Foto: Divulgação

A Bélgica comemora, de quinta-feira (10) até domingo, o 90º aniversário do lançamento de Tintim no País dos Sovietes, a primeira aventura deste famoso personagem de história em quadrinhos belga. Diversas atrações são voltadas para o segundo número das peripécias do jovem repórter, que se desenvolve no Congo.

A principal cerimônia desta quinta é um debate intitulado O Congo de Tintim, do qual participarão personalidades que estudaram o mundo de Georges Remi (Hergé), criador do multifacetado personagem.

Durante o fim de semana serão realizados dois eventos: no sábado, na Galeria Tintin Hergé de Bruxelas, será organizada uma prova sobre o conhecimento e as peripécias de Tintim, acompanhada da apresentação da nova e colorida edição de Tintim no Congo e a apresentação do último livro do crítico literário Philippe Goddin.

Na cidade de Louvain-la-Neuve, o Museu Hergé mostrará no domingo, “pela primeira vez e de forma excepcional”, uma série de tirinhas originais em preto e branco dessa segunda edição junto às que acabam de ser coloridas e retocadas, além de apresentar também a obra de Goddin.

Tintim, o repórter mais famoso da história dos quadrinhos, chega aos 90 anos suscitando a mesma admiração entre estudiosos e artistas de todas as gerações, e curiosidade entre o público mais jovem.

Depois da publicação em cores em 2017 do primeiro número da saga, Tintim no País dos Sovietes – o único que não tinha sido reeditado em cores até o momento -, a empresa criada para proteger e promover o trabalho de Hergé, a Moulinsart, escolheu para esta ocasião a segunda edição dos quadrinhos desenhados pelo gênio belga.

Desse modo, o volume das aventuras de Tintim ambientado na África na época colonial ganhou nova edição, baseada em tirinhas originais completamente restauradas e coloridas com técnicas do século 21 com um estilo próximo ao do seu autor.

A saga ainda veria nascer outras 22 histórias, até 1986, ano em que o autor faleceu e no qual a Casterman, editora que possui os direitos da obra, e a Fundação Hergé, publicaram de forma póstuma Tintim e a Alfa-Arte.

No total, são 24 edições que representaram o começo de um estilo gráfico e narrativo inédito até então, a denominada ligne claire, que viraria tendência e influenciaria artistas como Edgar P. Jacobs, François Craenhals e Miguel Calatayud.

Ao longo de uma trajetória de 54 anos, nas quais passou do jornal Le Petit Vingtième ao jornal Le Soir durante a ocupação alemã na Bélgica entre 1940 e 1944 e no posterior semanário Tintim, Hergé conseguiu refletir em cada edição uma parte da história do século 20, começando sua publicação em cores a partir de 1942, com o volume A Estrela Misteriosa.

Assim, através de suas aventuras, é possível percorrer eventos que marcaram a história como a chegada do homem à Lua – antecipando-se ao próprio Neil Armstrong -, passando pelo imperialismo japonês e o colonialismo na África, constituindo pequenas edições históricas ilustradas.

O universo de Tintim fez um sucesso sem precedentes no mundo das histórias em quadrinhos, sendo fonte de inspiração para novos artistas e dando origem à elaboração de vários documentários e obras escritas.

Prova disso são os 250 milhões de exemplares vendidos e os 120 idiomas para os quais foi traduzido no mundo todo, atravessando as fronteiras e chegando ao cinema pelas mãos de Steven Spielberg.

Além disso, já faz parte de exposições permanentes em grandes museus como o Centro Pompidou e o Grand Palais de Paris e algumas peças de material original foram notícia no mundo todo pelo alto valor por que foram arrematadas em diferentes leilões.

Assim termina a viagem de nove décadas – desde aquele 10 de janeiro de 1929 – de um personagem que nunca revelou sua idade dentro das tirinhas, e que ao lado de seu fiel cachorro Milu, deu a volta ao mundo acompanhado pelos também inesquecíveis Capitão Haddock, o Professor Girassol, os detetives Dupond e Dupont e a cantora Bianca Castafiore.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 A turma do 3Palavrinhas anuncia show em São Paulo
2 Roma e Nasce uma Estrela são indicados ao "Oscar inglês"
3 Programa Sai de Baixo, da Globo, vai parar nos cinemas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.