Leia também:
X Advogado ativa filtro de gato sem querer em audiência virtual

‘Onipresente’: Conheça outras estátuas de Cristo pelo mundo

O chamado turismo religioso movimenta milhões de fiéis de todos os continentes

Monique Mello - 10/02/2021 14h24 | atualizado em 10/02/2021 17h12

Pelo menos oito cidades no mundo possui monumento de Cristo
Pelo menos oito cidades no mundo possui monumento de Cristo Foto: Montagem/Reprodução

Além do Rio de Janeiro, outras cidades têm, entre seus pontos turísticos, a imagem do Cristo Redentor de braços abertos. Mesmo a estátua carioca sendo a mais famosa delas (está, inclusive, entre as Sete Maravilhas do Mundo), tais localidades também possuem este símbolo de fé e devoção, que recebe uma grande procura de turistas em qualquer época do ano.

Agora, juntando-se ao time de localidades “abençoadas”, está a nova estátua recém-inaugurada na província de Benguela, mais exatamente na cidade do Sal, região de Chamume, na Baía Farta, em Angola. Nesta, que é a grande novidade da região, os turistas poderão ver uma imagem de 15 metros de altura no topo de uma montanha a 200 metros do nível do mar.


Benguela (Angola) é a nova cidade a ter uma estátua de Cristo em seu cartão postal

Benguela se soma a outras cidades do mundo que buscaram inspiração no Cristo Redentor, cujo aniversário de 90 anos será celebrado em outubro, para levantar seus próprios monumentos. O historiador Milton Teixeira lembra que a ideia de cultuar Jesus Cristo com escultura no alto de uma montanha é antiga.

– Vários países nos imitaram. Por sua vez, nós nos inspiramos num Cristo de Mendoza, na Argentina. É a figura do Altíssimo, por isso deve estar sempre no alto. Em geral, são países predominantemente católicos. A ideia de colocar Cristo no alto de uma montanha tem referências bíblicas: quando ele foi tentado pelo demônio num pináculo, quando pregou no alto de um monte para os fiéis, quando foi crucificado no monte Calvário – diz Milton.

O Cristo Redentor e seus pares no Brasil e no exterior estão na rota do turismo religioso, que desloca milhões de fiéis de todos os continentes. Segundo o Ministério do Turismo, este nicho de viagem movimenta R$ 15 bilhões no país anualmente, em dados registrados antes da pandemia.

Confira outras estátuas de Cristo.

ARGENTINA
O Cristo que inspirou os primeiros esboços da obra fincada no Corcovado está na Cordilheira dos Andes, na fronteira de Argentina e Chile, a mais de 3.800m de altitude e cerca de 200km da cidade de Mendoza. O Cristo Redentor dos Andes foi erguido em 1904 para simbolizar a trégua entre os dois países que disputavam território.

CUBA
De autoria da escultora cubana Jilma Madera (1915–2000), o Cristo de Havana foi inaugurado pelo regime de Fidel Castro, em 1959. De mármore, a estátua tem 20 metros e está no topo de uma colina de 80 metros, ao lado da Fortaleza de San Carlos de La Cabaña.

PORTUGAL
Dom Manuel, cardeal de Lisboa, ficou tão encantado com o Cristo Redentor quando esteve no Rio, em 1934, que decidiu levantar outro, igualmente de braços erguidos, na capital portuguesa. O Cristo Rei está às margens do rio Tejo, na região do Pragal, em Almada, próximo a uma das extremidades da Ponte 25 de Abril.

POLÔNIA
A 400 km de Varsóvia, a cidade de Swiebodzin ostenta a maior estátua de Cristo do mundo. Inaugurada em 2010, a escultura tem, ao todo, 52 metros de altura, contando com a base. Só a figura de Cristo tem 33 metros, em referência aos 33 anos que Jesus tinha quando morreu. Como comparação, a estátua do Rio tem 38 metros, contando com o pedestal.

ITÁLIA
Neste caso, a estátua não está no alto de nenhuma montanha ou colina, mas sim debaixo d’água. Feito de bronze e mergulhado a 17 metros abaixo do nível do mar, o Cristo do Abismo está localizado na Baía de San Fruttuoso, na Riviera Italiana. Foi esculpido por Guido Galletti (1893–1977) em homenagem ao mergulhador Dario Gonzatti, que morreu no fundo do mar. O monumento está lá desde 1954.

TIMOR-LESTE
O Cristo Rei é um dos principais pontos turísticos de Díli, capital do Timor Leste, ainda que cercado de alguma controvérsia. Em 1996, a escultura de 27 metros foi dada como presente pelo governo da Indonésia ao povo timorense, por ocasião dos 20 anos de invasão do país. A base que sustenta a figura do Cristo Rei de Díli é um globo terrestre, e a estátua, de cobre, está virada para o mar. O Timor Leste conquistou a independência do domínio indonésio em 2002.

MÉXICO
Única colorida da lista, a estátua do Cristo do Sagrado Coração, em El Morro, Norte do México, tem 23 metros e pesa 40 toneladas. Além do traje branco e vermelho, destaca-se o coração no peito de Cristo.

ESPANHA
De feições mais esguias e conhecida como o Cristo da Colina, a estátua fica na cidade de Palência, a 260km de Madri. Foi construída em 1930 pelas mãos do escultor Victorio Macho (1887–1966).

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.