Leia também:
X Bruna Marquezine comete erro em nova tatuagem

Museus têm programações para o mês das crianças

Eventos são ideais para quem quer fugir do comum

Mayara Macedo - 10/10/2018 15h15 | atualizado em 10/10/2018 15h31

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro Foto: Reprodução Instagram

Com o Dia das Crianças se aproximando, alguns pais procuram atividades diferentes para inovar e comemorar com os pequenos. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Museus prepara atividades para eles nas dependências dos próprios museus.

No Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional proporciona entre os dias 12 a 14 de outubro a ação Museu de Brincadeiras. Durante a programação é possível as crianças conhecerem as gerações passadas através de brincadeiras antigas. O evento também irá abordar temas relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes. A mostra é acessível para deficientes visuais e auditivos.

Ainda no estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Rocambole do Museu Imperial, em Petrópolis, terá um espaço de contação de histórias durante todo mês.

Biblioteca Rocambole do Museu Imperial Foto: Divulgação

No município de Serro, em Minas Gerais, o Museu Regional Casa dos Ottoni disponibiliza durante o mês todo seu espaço para piqueniques, leituras e brincadeiras.

O Museu Regional de São João del-Rei, também em Minas, proporciona entre os dias 8 a 11 apresentação de fantoches e o Teatro de Palhaças, que conta histórias de lendas indígenas. Ainda no dia 11, irá acontecer a abertura da exposição Sobre Bichos.

Na cidade de Goiás, o Museu das Bandeiras realiza entre os dias 9, 10 e 11 oficinas sobre mitos e lendas nacionais. Além disso, o museu apresenta os patrimônios imateriais brasileiros, como as bonecas Karajás, símbolo da cultura indígena.

Museu das Bandeiras em Goiás Foto: Reprodução Instagram

O Museu Casa Histórica de Alcântara, o Museu Histórico de Alcântara e a Casa do Divino, todos localizados em Alcântara, no Maranhão, promovem juntos o evento Museus: Entre Contos e Brincadeiras. Na ação, as crianças podem ouvir histórias, participar de dinâmicas e brincadeiras com foco no patrimônio cultural e ambiental da cidade. A ação acontece entre os dias 9 a 19.

Já no Recife, em Pernambuco, o Museu da Abolição promoverá no dia 13 de outubro a ação Aguarézinho – Festejos de Contos, com contação de histórias, música, dança e brincadeiras.

Leia também1 Recuperar o Museu Nacional custará R$ 100 milhões
2 Museu Nacional só começará a ser reconstruído em 2019
3 Evento exibe acervo preservado do Museu Nacional

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.