Museu Histórico do Rio traz mostra sobre Cristo Redentor

Instituição foi reinaugurada e completa 85 anos em julho

Pleno.News - 05/06/2019 08h59

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro Foto: Reprodução

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea, Zona Sul carioca, completa 85 anos em julho. Antes fechado, a reinauguração estava dependendo da finalização da nova reserva técnica do museu, que irá armazenar 19 mil de um total de 24 mil peças do acervo.

Para celebrar a data, será feita uma exposição a partir do segundo semestre do ano. Uma das atrações é a escultura que serviu de base para construir a cabeça da estátua do Cristo Redentor.

– É um estudo para a construção da cabeça da estátua que está no Corcovado – explica a diretora do Museu Histórico da Cidade, Luciana Mota.

O autor do estudo é o francês Paul Landowsky, responsável pela confecção da cabeça e das mãos do Cristo. A miniatura de 70 centímetros foi produzida em terracota – argila cozida no forno.

O Cristo Redentor, alçado a uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007, é um projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa, com desenho de Carlos Oswald e projeto arquitetônico de Landowsky, de acordo com o site oficial do monumento.

Segundo museólogos do instituto, na escultura é possível ver detalhes como a expressão do rosto e a barba do Cristo, que muitas vezes não são notadas por causa de suas grandes dimensões.

LEIA TAMBÉM+ Mãe cria petição para filme ser exibido com legendas e libras
+ Série Black Mirror terá cenas no Copan e na Paulista
+ La Casa de Papel ganha 1º trailer da nova temporada


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo