Leia também:
X Coronavírus: Domingão do Faustão rescinde contratos

Morre Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix

Desenhista sofreu um infarto aos 92 anos. Família negou ligação com coronavírus

Rafael Ramos - 24/03/2020 12h52

Desenhista Albert René morreu aos 92 anos Foto: Reprodução

Criador dos personagens Asterix e Obelix, lançados em 1959 através de uma série de histórias em quadrinhos, o desenhista francês Albert Uderzo morreu aos 92 anos de um ataque cardíaco.

– Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua residência de Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas – comunicou o genro do desenhista, Bernard de Choisy.

Uderzo criou os personagens ao lado de René Goscinny. As revistas de Asterix e Obelix venderam mais de 370 milhões de exemplares ao redor do mundo e foram traduzidas para 111 idiomas e dialetos. Albert publicou 24 histórias em quadrinhos ao lado de Goscinny, que faleceu em 1977 aos 51 anos.

Uderzo criou Asterix e Obelix com o amigo René Goscinny Foto: Reprodução

O desenhista desistiu de publicar novas histórias após a morte do amigo. Em 2011, ele mudou de ideia e passou o bastão a autoras mais jovens, mas sempre supervisionando o trabalho.

Albert Uderzo se casou com Ada Milani, em 1953, com quem teve uma filha, Sylvie. Décadas depois, Sylvie travou uma longa batalha judicial contra o pai por não aceitar a venda das participações de Uderzo e da filha de René Goscinny à Hachette, uma das maiores empresas do mercado editorial.

Sylvie era sócia da editora Albert René, fundada pelo pai em 1979. Em 2014, pai e filha se reconciliaram apesar das divergências na Justiça.

Leia também1 Coronavírus: Domingão do Faustão rescinde contratos
2 Contra o coronavírus, Eduardo Costa vai doar R$ 2,5 milhões
3 Enfermeiros cristãos levam oração a doentes na Itália

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.