Livro ensina prevenção contra abuso sexual infantil
Chá de Bonecas e Encontro de Heróis relata casos de violência sexual na infância das próprias autoras
Lorena Brum - 10/04/2018 13h57 | atualizado em 10/04/2018 14h57

Conversar sobre violência sexual com as crianças não é tarefa das mais fáceis. Recém-lançado pela editora A.D Santos, o livro Chá de Bonecas e Encontro de Heróis – também distribuído em ebook pela MK – relata a história de duas mulheres que sofreram abuso sexual na infância. As autoras Mara Xavier Melnik e Neide Rute Alves Lunas contam suas experiências e orientam pais e crianças de como se prevenir de traumas e abusos.
– Por longos anos, eu vivi uma história que não era a minha numa trajetória que não era própria para uma criança. O abuso sexual alterou o curso natural da minha vida, destruiu a minha identidade, roubou a minha liberdade tornando-me prisioneira do medo, da vergonha e da culpa – diz um trecho da obra, relatado por Neide Lunas, uma das autoras.

A personagem principal é Coralina. Ela é o símbolo da luta contra o abuso e a favor da conscientização de meninas de 4 a 12 anos. A jovem, que queria ser justiceira para combater todo o tipo de abuso, escolheu como arma a boneca. Este livro nasceu de um projeto de prevenção ao abuso sexual infantil, em 2016.
Chá de Bonecas ensina às crianças a diferença entre carinho e abuso. Assunto que na escola ainda é tabu. Em casa, os pais não sabem falar sobre o tema. Com bonecas de pano, Neide Lunas e Mara Melnik criaram um método lúdico de mostrar dois tipos de toques, o do “sim” e o do “não”. Além da prevenção, o projeto permite, por meio da interação com a boneca, que a criança relate possíveis experiências e traumas.
Interessados podem adquirir o ebook nos principais aplicativos de livros digitais.
Leia também1 Pr. Ricardo Guimarães lança livro que fala de fé
2 Padre Marcelo Rossi lança Metanoia, seu quarto livro
3 Gisele Bündchen lançará livro de memórias ainda em 2018