Jamie Reid, artista do Sex Pistols, morre aos 76 anos
Designer é considerado o responsável pela estética do punk rock
Monique Mello - 09/08/2023 12h25 | atualizado em 09/08/2023 14h30

Jamie Reid, artista inglês responsável pelas famosas artes da banda Sex Pistols, como a ilustração da rainha Elizabeth II, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (9). A assessoria do artista confirmou a informação à BBC News.
– Anunciamos com tristeza o falecimento de Jamie MacGregor Reid, artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico – disse o comunicado, acrescentando que ele deixa um “enorme legado”.
A causa da morte de Reid não foi revelada. Ele se tornou um nome forte do punk por seus trabalhos pelo estilo de colagem. O estilo se tornou a marca do punk, sobretudo da banda Sex Pistols.
O artista despontou quando criou a icônica arte de God Save the Queen, um dos maiores hits do Sex Pistols.
De acordo com críticos, Reid definiu o punk, reunindo a arte gráfica com a música e criando um movimento artístico. Ele também usou as imagens do rei Charles III, Vladmir Putin, Donald Trump, entre outras figuras, em suas artes.
O escritor Jon Savage, que já trabalhou com Reid, usou as redes sociais para lamentar a morte do artista.
– Descanse em paz, Jamie Reid, mais conhecido como o designer da era clássica dos Sex Pistols de 1976-1979. Sua capacidade de renderizar ideias complexas em visuais atraentes foi o acompanhamento perfeito. Ele e eu fizemos um livro juntos em 1987: é bom – escreveu.