Leia também:
X Léa Mendonça grava clipe de próximo EP pela MK Music

Imperdível! Tour virtual por 10 museus famosos

Centros culturais abrem passeio virtual em tempos de quarentena

Camille Dornelles - 19/05/2020 16h11 | atualizado em 19/05/2020 16h49

Com a quarentena e isolamento social impossibilitando viagens e passeios, museus do mundo facilitam a vida de turistas com o tour virtual. Alguns estabelecimentos culturais já adotavam a estratégia, mas outros começaram a exibir seu acervo online nesta pandemia.

Veja abaixo uma lista de dez museus ao redor do mundo que você pode visitar sem precisar deixar o conforto e proteção de casa.

MUSEUS QUE OFERECEM TOUR VIRTUAL
1. Pinacoteca – São Paulo, Brasil
A Pinacoteca de São Paulo é um dos melhores museus do Brasil. O passeio virtual engloba mais de 9 mil obras de arte, destacando o talento de artistas brasileiros. Além de português, o tour também está disponível em inglês e espanhol.

2. Galleria degli Uffizi – Florença, Itália
O passeio virtual do museu apresenta várias das esculturas presentes no espaço e o trabalho de grandes nomes da arte, como Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafaello e Michelangelo. O espaço é dividido em salas dedicadas a cada um dos artistas. Está disponível em inglês e italiano.

3. Museu do Vaticano – Roma, Itália
Com fotos e vídeos em 360º, o visitante tem uma sensação de imersão no passeio virtual do Museu do Vaticano. Ele é convidado a admirar o trabalho de vários artistas europeus e também a própria Capela Sistina com grande riqueza de detalhes. Está disponível em espanhol, inglês, francês, alemão e italiano.

4. Museu da Acrópole – Atenas, Grécia
O Museu Arqueológico de Atenas é um dos principais pontos turísticos da Grécia e sua visita virtual não deixa a desejar. Apesar de não oferecer todo o acervo online e nem trabalhar com a sensação imersiva, o site do museu da Acrópole permite que o visitante sinta a emoção de estar de frente para as suas obras e estrutura. Está disponível em várias línguas, incluindo inglês, espanhol, italiano e francês.

5. Museu Nacional de História Natural – Washington D. C., Estados Unidos
Apesar de estar disponível apenas em inglês, a visita virtual ao Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos permite que o visitante conheça com detalhes as peças expostas ali e também a sua história. Dinossauros, réplicas reais e animais empalhados são usados para mostrar como a vida na Terra foi em tempos passados. Parte do acervo de mais de 125 milhões de peças está em 360º.

6. Louvre – Paris
Apesar de não oferecer todo o acervo na visita virtual, algumas grandes obras podem ser observadas no tour, como o quadro da Monalisa, de Leonardo DaVinci. As imagens são reproduzidas em alta resolução, o que permite a observação de vários detalhes das esculturas e pinturas. O site não está disponível em português, mas inglês, francês, espanhol e outras línguas.

7. British Museum – Londres
Este museu possui mais de 6 milhões de peças que contam a história da civilização mundial. O tour virtual possui muitas delas e, de tão extenso, pode levar alguns dias. Até quem consegue viajar e visitar o British Museum às vezes opta por fazer parte da visitação de forma virtual. Está disponível em inglês.

8. Metropolitan Museum os Art – Nova Iorque, Estados Unidos
O Met é conhecido como um dos melhores museus de arte do mundo e parada quase que obrigatória a quem visita Nova Iorque. No ambiente virtual, o tour permite que o visitante passeie pelos corredores do mundo de forma imersiva com imagens em 360º e veja de perto as obras, mudando o ângulo para melhorar a visualização de detalhes. Está disponível em inglês.

9. Hermitage – São Petersburgo
Grande acervo da história da Rússia, apresenta objetos de várias épocas, estilos e culturas que marcaram a Europa, Ásia e África. É considerado um dos maiores museus de arte do mundo. O tour virtual está disponível em inglês e russo.

10. Newseum – Washington
Este museu é muito interessante porque conta a história do mundo através de recortes de jornais e revistas, falando também sobre a liberdade de imprensa e a indústria da comunicação. O tour virtual é bastante interativo, assim como a visita presencial. São mais de 800 jornais para folhear, aulas e discussões para participar, além de textos e vídeos. Está disponível em inglês.

Além dos museus desta lista, muitos outros também disponibilizam passeios virtuais e uma dica para quem quer conhecê-los é explorar o site do Google Arts & Culture.

Leia também1 Gramado e Canela reabrem hotéis e atrações turísticas
2 Shows e eventos são alterados por causa do coronavírus
3 Objetos de Hitler são doados a museu para evitar neonazistas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.