Leia também:
X Mayana Moura relembra sua transformação em Satanás

Exposição com nudez e que faz alusão à tortura é fechada

Artistas prometeram fazer uma performance do lado de fora da Casa França-Brasil

Jade Nunes - 14/01/2019 08h29 | atualizado em 15/01/2019 09h39

A obra A Voz do Ralo É a Voz de Deus Foto: Divulgação

A exposição Literatura Exposta foi fechada neste domingo (13), um dia antes do previsto, por ordem da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Para encerrar a mostra, seria apresentada uma performance do coletivo És Uma Maluca, com nudez feminina e referências à tortura durante a ditadura militar no Brasil.

Literatura Exposta estava em cartaz na Casa França-Brasil, que pertence à Secretaria de Estado da Cultura do RJ, desde 4 de dezembro.

– Informamos que amanhã, domingo, dia 13 do corrente mês, a Casa França-Brasil estará fechada para o público, por ordem do Excelentíssimo Senhor Governador Wilson Witzel, considerando que a programação para o dia referido, conforme informada à direção do equipamento público, não encontra-se presente no contrato previamente assinado – escreveu o curador Álvaro Figueiredo no Facebook, que encarou a determinação como um ato de censura.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, explicou em comunicado à imprensa que o cancelamento ocorreu porque a programação de domingo não faria parte do contrato firmado.

– A decisão foi tomada devido ao descumprimento do contrato assinado entre as partes em 3 de julho de 2018 e que prevê o cancelamento unilateral em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas. O referido contrato não inclui em seu objeto a programação informada para o último dia do evento. Também exige que as atividades sejam autorizadas pelo Iphan, com pedido feito com 45 dias de antecedência, o que não ocorreu, impedindo, portanto, a realização do programa agendado para este domingo.

A exposição já havia alterado o seu conteúdo antes da estreia. A obra A Voz do Ralo e a Voz de Deus, também do coletivo És Uma Maluca, foi reprovada pelo diretor da Casa França-Brasil, Jesus Chediak.

Na proposta original, milhares de baratas de plástico se espalham por cima e ao redor de um bueiro instalado sobre azulejos, no piso da instituição. Desse mesmo buraco também sairia a voz do agora presidente Jair Bolsonaro. Chediak acabou proibindo os discursos.

Nas redes sociais, o coletivo disse que fará uma performance no começo da noite desta segunda-feira (14) em frente à Casa França-Brasil.

Leia também1 Turma da Mônica ensina sobre educação fiscal e financeira
2 Jason Momoa vai processar brasileiros por difamação
3 Diante do Trono grava trilha para filme cristão americano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.