Leia também:
X Gentili: “Tiro o chapéu para os evangélicos de verdade”

Evento da Queermuseu deve acontecer nesta quinta-feira

Secretário de Cultura, Leandro Monteiro, estaria cobrando autorizações de órgãos como bombeiros, Polícia Militar e Iphan

Jade Nunes - 14/03/2018 08h47 | atualizado em 14/03/2018 10h18

Exibição Queermuseu foi criticada por obras com nudez Foto: Divulgação

Faltando pouco tempo para o final da campanha de financiamento coletivo, a remontagem da exposição Queermuseu, criticada por conter obras com nudez, contará com uma ação nesta quinta-feira (15) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O evento reunirá o leilão Queremos Queer, com obras doadas por mais de 70 artistas, e o show Caetano Contra a Censura, feito por Caetano Veloso. O secretário de Cultura, Leandro Monteiro, contudo, estaria cobrando as autorizações de órgãos como bombeiros, Polícia Militar e Iphan, de acordo com a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

As autorizações exigidas, procedimento comum neste tipo de ocasião, estariam dentro dos trâmites normais para a realização de eventos, sejam eles privados ou em equipamentos públicos, e o Parque Lage já teria iniciado os procedimentos, informou o secretário ao Globo.

— É um procedimento absolutamente padrão, temos uma equipe que faz estes pedidos de autorização quase semanalmente. Qualquer evento feito no Parque Lage, seja uma ação da escola ou um casamento, depende destes trâmites. As autorizações já foram pedidas, não vejo nenhum problema para a realização do leilão e do show. Em fevereiro recebemos 3 mil pessoas no Levante Queremos Queer, e os procedimentos foram os mesmos. Desta vez o público será bem menor, por volta de 400 pessoas – diz o diretor da EAV, Fábio Szwarcwald, à publicação.

Confira a nota da Secretaria de Cultura do Rio:

A Secretaria de Cultura do Estado apoia absolutamente a campanha para trazer a exposição Queermuseu para o Parque Lage, iniciada na gestão do antigo secretário André Lazaroni. Mais que apoio, estamos cedendo o espaço para receber a mostra. O evento para arrecadar fundos, que será realizado nesta quinta feira (15/03), com show do Caetano Veloso, terá todas as licenças exigidas como qualquer outro evento. Realizar um evento sem elas, fora dos padrões legais, jamais foi cogitado.

Leandro Sampaio Monteiro — Secretário de Estado de Cultura

Leia também1 Queermuseu: Parque Lage abre financiamento coletivo
2 Projeto de lei quer tornar crime nudez em obras de arte

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.