Estudo sugere que 13 Reasons Why amplia risco de suicídio
Levantamento foi feito com adolescentes que já enfrentaram problemas psiquiátricos
Camille Dornelles - 21/11/2018 08h32

Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, divulgaram um estudo que conclui que a série 13 Reasons Why (Os Treze Porquês), da Netflix, aumentaram o risco de suicídio em adolescentes vulneráveis.
No estudo, os analistas conversaram com um grupo de jovens com idades entre 13 e 17 anos que já se trataram em centros de emergência psiquiátrica. Pouco menos da metade deles, 48,8%, afirmou que a série aumentou a vontade deles em cometer suicídio.
– A série gerou preocupação entre especialistas de saúde mental sobre o seu impacto potencialmente negativo em jovens vulneráveis – indicou o estudo.
O diretor do Serviço de Emergência Psiquiátrica de Michigan e principal autor do estudo, Victor Hong, afirmou que o estudo tem um recorte específico.
– Nosso estudo não confirma que o programa esteja aumentando o risco de suicídio, mas confirma que, definitivamente, deveríamos estar preocupados sobre seu impacto em jovens impressionáveis e vulneráveis – explicou.
A conclusão vem em contrapartida a um levantamento divulgado pela Universidade Northwestern em março deste ano, que revelou que entre 65% e 82% dos telespectadores apontaram que o programa ajudou a entender melhor as causas e consequências da depressão, do suicídio, do bullying e do abuso sexual.
A SÉRIE
Baseado no sucesso de Jay Asher, Os Treze Porquês (Editora Ática), a série produzida pela Netflix acompanha a vida de Clay Jensen, um garoto que, ao voltar da escola, encontra uma misteriosa caixa com o seu nome na porta de casa.
Ao abrir, ele descobre 13 fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, colega de escola e antiga paquera, que se suicidou duas semanas antes. Nas gravações, ela detalha as razões que fizeram com que decidisse tirar a própria vida.
A produção lançada em março de 2017 tem duas temporadas de 13 episódios com uma hora de duração cada. Os protagonistas são Dylan Minnette (Clay Jensen) e Katherine Langford (Hannah Baker). A continuação está prevista para estrear em 2019.
CENTROS DE AJUDA
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda ligue para o número 188 ou acesse o site. A página SaferNet também oferece serviços de apoio.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Pesquisa revela que série 13 Reasons Why ajudou jovens
2 Bíbliaflix: Pr. Lucas ensina a Palavra inspirado em séries
3 Globo de Ouro 2018 é marcado por protestos contra assédio