Leia também:
X Aline Barros vence o Grammy Latino 2020 e agradece a Deus

Dia da Consciência Negra: Veja 10 filmes sobre a temática

Pleno.News reuniu filmes que tratam sobre a temática do preconceito racial e a vivência de pessoas negras na sociedade

Monique Mello - 20/11/2020 12h00

Chadwick Boseman, morto em 2020, viveu o emblemático herói Pantera Negra
Chadwick Boseman, faleceu recentemente, viveu o emblemático herói Pantera Negra Foto: Reprodução

No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data que relembra o líder quilombola Zumbi dos Palmeiras, africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade, e se tornou um símbolo da luta dos negros pela liberdade e pelo fim da escravidão no país, que só aconteceu em 13 de maio de 1888.

A data foi criada em 2003 e incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

O Pleno.News reuniu 10 filmes que tratam sobre a temática do preconceito racial e a vivência de pessoas negras na sociedade.

HISTÓRIAS CRUZADAS, 2011

Uma escritora abala o status quo da sociedade dos anos 1960 ao entrevistar empregadas negras
Uma escritora abala o status quo da sociedade dos anos 1960 ao entrevistar empregadas negras Foto: Divulgação

O filme se passa em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, numa época em que a descriminação racial começava a ser debatida na sociedade norte-americana, muito por conta da presença de Martin Luther King. A trama tem Skeeter (Emma Stone) como protagonista. Ela é uma garota da alta sociedade que quer se tornar escritora. Com interesse no debate racial, ela busca entrevistar uma série de mulheres negras que se viram obrigadas a abandonar suas vidas para cuidar da criação dos filhos. Com a iniciativa, a jovem abala o status quo da sociedade dos anos 1960. Vencedor de 1 Oscar.

DJANGO LIVRE, 2012

Jamie Foxx vive negro liberto em busca de sua esposa
Jamie Foxx vive um homem negro liberto e em busca de sua esposa Foto: Reprodução/IMDB

Um filme de Quentin Tarantino que conta a história de Django (Jamie Foxx), um homem negro escravizado, que é libertado pelo Dr. King Schultz (Christoph Waltz), um assassino de aluguel. Junto dele, Django foi em busca de sua esposa, que foi separada dele em uma das casas onde os dois foram escravizados. Nessa jornada, o herói enfrenta uma série de situações racistas que aconteciam nos Estados Unidos na época, com referência a casos que ocorrem até os dias de hoje. Vencedor de 2 Oscars.

DUELO DE TITÃS, 2001

Denzel Washington vive um treinador com o desafio de vencer o preconceito racial dentro de seu próprio time
Denzel Washington vive um treinador com o desafio de vencer o preconceito racial em seu time Foto: Reprodução

Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico de futebol de cor negra, contratado para trabalhar nos Titans, um time de futebol americano dividido pelo racismo. Mesmo sofrendo com o preconceito por parte de seus próprios jogadores, ele aos poucos vai conquistando a confiança de todos com seu trabalho, mostrando tipos de obstáculos que pessoas negras precisam enfrentar para conquistarem respeito.

INFILTRADO NA KLAN, 2018

No filme de Spike Lee, um policial negro consegue se infiltrar na Ku Klux Klan
No filme de Spike Lee, um policial negro consegue se infiltrar na Ku Klux Klan Foto: Reprodução

Dirigido por Spike Lee, o longa trata de um policial negro do Colorado que, em 1978, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com a seita por telefonemas e cartas. Quando precisava estar pessoalmente, enviava um policial branco no lugar. Deste modo, Ron Stallworth (John David Washington) conseguiu se tornar líder do grupo, sabotando uma série de crimes de ódio. Vencedor de 1 Oscar.

BEASTS OF NO NATION, 2015

Beasts of no Nation foi o primeiro filme produzido pela Netflix e aclamado pela crítica
Beasts of no Nation foi o primeiro filme produzido pela Netflix e aclamado pela crítica Foto: Reprodução

Primeiro longa-metragem da Netflix, baseado no livro homônimo do escritor norte-americano, descendente de nigerianos, Uzodinma Iweala. Com Idris Elba no elenco, o filme mostra o processo de formação de um menino soldado em um país africano tomado pela violência e guerra civil. O menino é separado da família e obrigado a lutar ao lado de mercenários, se tornando um menino-soldado de guerrilha.

CONDUZINDO MISS DAISY, 1989

Os veteranos Jessica Tandy e Morgan Freeman dividem a tela em filme clássico sobre o racismo
Os veteranos Jessica Tandy e Morgan Freeman dividem a tela em filme clássico sobre o racismo Foto: Reprodução

Um clássico do cinema, o filme se passa em 1948. Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) passa a ser obrigada a se locomover com um motorista após bater com seu carro. Só que o rapaz (Morgan Freeman) é negro, o que a faz ter de enfrentar uma série de visões racistas que possui, a fim de conseguir se relacionar com o empregado. Vencedor de 3 Oscar, incluindo de Melhor Filme.

A COR PÚRPURA, 1985

Whoopi Goldberg vive uma jovem com uma história forte de vida marcada por muitos abusos
Whoopi Goldberg vive uma jovem com a vida marcada por muitos abusos Foto: Reprodução

Outro clássico, baseado na aclamada obra literária de Alice Walker. O filme conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher negra marcada por uma série de abusos durante a vida. Ela foi violentada pelo pai aos 14 anos e, desde então, tem enfrentado repressões causadas pelos homens que passam pela sua vida.

PANTERA NEGRA, 2018

Chadwick Boseman, morto em 2020, viveu o emblemático herói Pantera Negra
Chadwick Boseman, falecido em 2020, viveu o emblemático herói Pantera Negra

O primeiro filme solo deste herói da Marvel faz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africanos, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre pessoas negras de origens distintas. Vencedor de 3 Oscars.

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA, 2018

O Ódio que Você Semeia aborda a temática do racismo sob a perspectiva de uma adolescente
O Ódio que Você Semeia aborda a temática do racismo sob a perspectiva de uma adolescente Foto: Reprodução

Baseado no best-seller de estreia da escritora Angie Thomas. Na história, Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos, que presencia o assassinato de Khalil (Algee Smith), seu melhor amigo, por um policial branco, ao achar que o jovem estava armado. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO, 2014

Solomon Northup é enganado e escravizado injustamente durante 12 anos
Solomon Northup é enganado e escravizado injustamente durante 12 anos Foto: Reprodução

Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um a sua maneira, exploram seus serviços. Vencedor de 3 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.