Leia também:
X Donald Trump manteve tradição e deixou carta para Joe Biden

Confira! Sete filmes sobre presidentes dos Estados Unidos

O sistema eleitoral americano já foi retratado em muitas produções

Monique Mello - 20/01/2021 15h58 | atualizado em 21/01/2021 15h20

George Clooney vive um candidato à presidência em Tudo Pelo Poder Foto: Divulgação/Sony Pictures

Desde o último dia 3 de novembro, o mundo aguarda o resultado da eleição americana mais acirrada das últimas décadas. O processo de apuração é demorado devido ao sistema eleitoral diferenciado dos EUA.

Enquanto não é anunciado quem vai ocupar a Casa Branca nos próximos 4 anos, o Pleno.News reúne 7 produções tendo a política americana como enredo principal.

TUDO PELO PODER (2011)

Ryan Gosling e George Clooney vivem embate no ardiloso mundo político Foto: Divulgação

Filme que retrata os bastidores da campanha para presidente dos Estados Unidos e tem como personagem Mike Morris (George Clooney). Ele é um dos candidatos desta corrida presidencial e tem em seu staff de campanha um jovem idealista, apaixonado por política e um dos melhores assessores de imprensa do país, Stephen Myers (Ryan Gosling). Na trama, há traição entre assessores, jogo de ego, status social, favores cedidos, corrupção, tráfico de influência, chantagem, falsidade ideológica e tudo que expõe as sujeiras dos bastidores das campanhas políticas.

FROST/NIXON (2008)

Entrevista dramática em Frost/Nixon Foto: Reprodução

Richard Nixon (Frank Langella) é um dos presidentes mais lembrados da história dos EUA. Além do importante papel no equívoco que foi a Guerra do Vietnã, ele se envolveu em um dos mais controversos capítulos políticos norte-americanos: o escândalo de Watergate. O filme é uma adaptação da montagem teatral escrita por Peter Morgan e conta como foi a dramática entrevista do presidente americano ao apresentador de TV britânico David Frost (Michael Sheen). A entrevista foi assistida por 45 milhões de pessoas.


TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1978)

Dustin Hoffman e Robert Redford são jornalistas investigativos em Todos os Homens do Presidente Foto: Reprodução

Eis outro filme que se passa no mandato de Richard Nixon. Neste, porém, os protagonistas são dois jornalistas, representados por Dustin Hoffman e Robert Redford. A dupla investiga o escândalo de Watergate nos anos de 1970, depois que a sede do Partido Democrata é invadida. O resultado é a descoberta da rede de espionagem e de lavagem de dinheiro, o que culminou na renúncia do presidente. Vencedor de 4 Oscars.

MEU QUERIDO PRESIDENTE (1995)

Michael Douglas e Annete Bening vivem romance no cenário político Foto: Reprodução

Michael Douglas interpreta Andrew Sheperd como o atual presidente americano. Ele perde a mulher, vítima de câncer, logo após ter sido eleito. Durante três anos, ele alcançou a aprovação de 63% da população. Mas, ao aproximar-se do fim do mandato e visando a reeleição, ele se envolve com Annete Bening, uma lobista. A paixão do presidente passa a ser o principal alvo de um senador (Richard Dreyfuss), que também é candidato à presidência.

W. (2008)

Josh Brolin viveu George W. Bush no cinema, em 2008 Foto: Reprodução

George W. Bush (Josh Brolin) entra na faculdade seguindo a tradição de seu pai, George Bush (James Cromwell), um influente político. O nome dado ao filme é o apelido pelo qual Bush era conhecido pelos amigos. Sem saber o que fazer na carreira, Bush decide entrar para a política e concorrer à Câmara dos Representantes do Texas. W perde a disputa, mas se envolve de vez com a política ao ajudar seu pai na campanha presidencial de 1988, na qual qual sai vitorioso.

VICE (2018)

Christian Bale teve uma drástica transformação física para viver Dick Cheney em 2018 Foto: Reprodução

O filme conta a história de Dick Cheney (Christian Bale) desde a juventude, passando por seu ingresso no Partido Republicano. Dick atinge o auge de sua carreira política como vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell), quando teve um papel fundamental em um dos governos mais controversos da história dos EUA. Vencedor de 1 Oscar.

LINCOLN (2012)

Lincoln rendeu um Oscar ao ator Daniel Day-Lewis Foto: Reprodução

O longa de Steve Spielberg trata de um recorte específico da vida do lendário presidente Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis). Durante a Guerra Civil norte-americana, Lincoln usa de toda a sua oratória e esperteza política para convencer a maioria do Congresso a aprovar uma emenda à Constituição que acabava definitivamente com a escravidão nos EUA. A história se passa em 1865, mas passa uma mensagem contemporânea sobre os diversos tipos de intolerância. Vencedor de 2 Oscars.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.