Leia também:
X Danilo Gentili critica “silêncio da esquerda” sobre Dani Calabresa

Confira dez animações que os adultos também adoram

Muitas produções para o público infantil acabam atingindo, na verdade, os adultos

Monique Mello - 04/12/2020 18h00 | atualizado em 04/12/2020 18h05

As complexidades humanas são mostradas de forma lúdica em Divertida Mente
As complexidades humanas são mostradas de forma lúdica em Divertida Mente Foto: Reprodução

O cinema ajuda a perceber, na prática, como as ideias podem se transformar em ação. No universo infantil, as animações são a principal opção e, em alguns casos, oferecem lições valiosas sobre a vida. No entanto, é bastante comum que os adultos também sejam atraídos pelos desenhos, se divertindo e – por que não – aprendendo com eles. O Pleno.News reuniu 10 animações que cumprem bem esse papel.

UP! ALTAS AVENTURAS, 2009

A amizade improvável de um senhor e um garotinho em Up - Altas Aventuras
A amizade improvável de um senhor e um garotinho em Up – Altas Aventuras

Esse filme de animação conta a história de Carl Fredricksen, um teimoso vendedor de balões de 78 anos. Um dia, ele decide amarrar milhares de balões à sua casa e levantar voo. Porém, ele não contava que o seu pior pesadelo embarcaria junto: Russell, um escoteiro de oito anos, gordinho e muito dedicado. Com o tempo, Carl vai descobrindo que as lembranças boas não estão atreladas às coisas materiais, e que de vez em quando é preciso deixar algumas coisas pelo caminho para viver aventuras e ajudar os amigos. Porque o que vale é o caminho e não o que se carrega. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2010.

PROCURANDO NEMO, 2003

A turma de peixinhos mais famosa da cultura pop
A turma de peixinhos mais famosa da cultura pop

Quando Nemo, um jovem peixe-palhaço é capturado inesperadamente, seu pai Marlin se vê obrigado a embarcar em uma emocionante aventura de resgate. No caminho ele conhece Dory, uma peixinha muito divertida que vai ajudá-lo a enfrentar tubarões, águas-vivas e muito mais. Quando Dory diz “continue a nadar”, significa que, mesmo quando o caminho apresentar milhares de dificuldades a melhor solução é continuar, persistir e encontrar alternativas para contornar as adversidades. Não é nada fácil enfrentar um mar cheio de perigos, mas vale a pena quando a causa é boa. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação de 2004.

HOTEL TRANSILVÂNIA, 2012

Hotel Transilvânia usa o arquétipo dos monstros para mostrar a relação de pai e filha
Hotel Transilvânia usa o arquétipo dos monstros para mostrar a relação de pai e filha Foto: Reprodução

Uma equipe de monstros carismáticos liderados pelo Conde Drácula vive em um hotel secreto escondido da sociedade humana. Drácula cria sua amada filha de forma rigorosa querendo protegê-la do mundo hostil. Mas um grupo de turistas curiosos consegue entrar no hotel e a vida dos monstrinhos é virada de cabeça para baixo. O desenho ajuda a criança a entender que não devemos julgar uma pessoa apenas pela aparência, porque o principal é seu interior. Família é a coisa mais importante em nossas vidas, mas pais e filhos nem sempre se entendem. As crianças devem perdoar os pais pela proteção excessiva, e os pais devem entender que precisam dar mais independência aos pequenos à medida que eles crescem.

A BAILARINA, 2016

A Bailarina é uma animação canadense
A Bailarina é uma animação canadense sobre sonhos e aspirações Foto: Reprodução

Produção do estúdio canadense L’Atelier Animation, um dos que saem do cirtcuito Disney-Pixar. A trama do desenho animado A Bailarina gira em torno de uma menina órfã que segue o sonho de se tornar bailarina. Ela consegue uma vaga em uma famosa escola parisiense de balé, mas o caminho para alcançar seu objetivo não é nada fácil. A mensagem do filme não é apenas dizer que é preciso fazer o que se gosta e perseguir seus sonhos, mas também que é preciso entender quais são suas verdadeiras aspirações. Além disso, é muito importante não deixar que o ambiente o corrompa, fazendo com que você acabe desprezando os outros.

DIVERTIDA MENTE, 2015

As complexidades humanas são mostradas de forma lúdica em Divertida Mente
As complexidades humanas são mostradas de forma lúdica em Divertida Mente Foto: Reprodução

Riley é uma estudante comum e seu comportamento é determinado por suas emoções principais — alegria, tristeza, medo, raiva e nojinho. Esses pequenos serezinhos, que vivem na cabeça da garota, a ajudam a lidar com as dificuldades do dia a dia, como a mudança inesperada para uma nova casa. Ela é retirada de sua vida cotidiana quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco, na Califórnia (EUA). O filme mostra como emoções diferentes podem coexistir em equilíbrio, e que muitas vezes, uma não vive sem a outra. Dentro de cada pessoa existe um mundo complexo, então é necessário ter muito respeito e compreensão. A complexidade humana é tratada de forma lúdica. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016.

MONSTROS S/A, 2001

Monstros SA ensina que as aparências enganam
Monstros SA ensina que as aparências enganam Foto: Reprodução

O astro do susto, Sulley, e seu falante assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior fábrica de processamento de gritos da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia do mundo dos monstros provém da coleta dos gritos das crianças humanas. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas, e entram em pânico quando uma menininha invade seu mundo. Sulley e Mike fazem de tudo para levar a garota de volta para casa, mas enfrentam desafios monstruosos e algumas situações hilárias em suas atrapalhadas aventuras. No mundo dos monstros, as crianças são terríveis seres perigosos e no mundo das crianças, os monstros são seres assustadores. Mas nenhum deles é tão ruim quanto parece. O longa ensina que as aparências às vezes enganam. Uma pessoa pode ser maravilhosa mesmo que outros digam o contrário, e infelizmente, uma pessoa muito “boa” aparentemente pode surpreender de uma maneira negativa.

ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO, 2016

Zootopia traz uma metáfora da sociedade
Zootopia traz uma metáfora da sociedade Foto: Reprodução

Essa animação da Disney Animation Studios apresenta uma cidade repleta de animais que vivem segundo regras de convivência, ocupando seus bairros-habitat. A protagonista Judy entra para a Polícia, mas não consegue ir além do cargo de guarda de trânsito por ser uma coelha e, assim, o filme abre seu leque de discussões que tratam de preconceito, corrupção, violência e outros problemas enfrentados em cidades mundo afora. Com determinação, ela consegue investigar um grande caso, mas percebe que a sociedade é muito mais complexa do que se imagina. O longa de 2016 é uma metáfora interessante, que pode suscitar discussões frutíferas entre os mais jovens e os mais velhos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação de 2017.

TOY STORY 4, 2019

Toy Story 4 teve a maior bilheteria da franquia
Toy Story 4 teve a maior bilheteria da franquia

Quando chega o momento de Bonnie, a menina que agora é dona de Woody, Buzz e toda a turma, entrar para o jardim de infância, ela sente muito medo de tudo o que pode encontrar pela frente. Então, Woody decide infringir a regra do colégio – que proíbe levar brinquedos para a aula – e entrar na mochila da garotinha. A animação, que foi a maior bilheteria da franquia Toy Story, é uma história de amadurecimento, confiança, aceitação, despedidas e amizades inabaláveis.

A VIAGEM DE CHIRIRO, 2001

A Viagem de Chiriro é uma animação japonesa com alta aceitação da crítica
A Viagem de Chiriro é uma animação japonesa com alta aceitação da crítica Foto: Reprodução

O longa japonês, do Studio Ghibli, conta a história de Chihiro, uma garota que está se mudando para uma nova cidade com seus pais e que não está gostando nada disso. Em meio à viagem, eles percebem que estão perdidos e terminam encontrando um túnel. A partir daí, começa a aventura num mundo fantástico. Cheio de metáforas, o filme é um baú de ensinamentos e mostra, com muita delicadeza, a jornada da jovem em um mundo misterioso, jornada essa de amadurecimento e de aprendizado. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003.

OS CROODS, 2013

A pré-história contada de uma forma diferente em Os Croods
A pré-história contada de uma forma diferente em Os Croods Foto: Reprodução

Depois que a caverna da família Crood é destruída, o clã se vê obrigado a partir em busca de uma nova casa. Liderados por Grug, só não imaginavam que sair das cavernas ia render a maior aventura de suas vidas. O longa mostra as mudanças nos personagens, necessárias para o crescimento deles, e a mensagem de que devemos viver e não somente sobreviver.

Leia também1 Conheça o pastor que prega no YouTube com filmes e séries
2 Conheça o processo por trás da criação de um desenho animado
3 Confira! Sete filmes argentinos que valem a pena assistir
4 Professora usa personagens de animes para ensinar psicologia
5 Sony compra plataforma de streaming voltada para cristãos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.